SUL FLUMINENSE/ESPANHA
Foi realizada nesta quarta-feira, 24, a abertura da Feira Internacional de Turismo (Fitur) em Madri, na Espanha. O evento é uma das principais feiras do mundo e teve representatividade da região. O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, marcou presença, além do prefeito de Paraty, Luciano Vidal. Representantes do Brasil, como o ministro do Turismo, Celso Sabino e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também estiveram presentes. A Fitur é uma iniciativa promovida pela Instituição de Feiras de Madri (Ifema) e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), e acontecerá até domingo, 28.
Tutuca ainda participou de reuniões com companhias aéreas e operadores de turismo no mercado europeu. Uma delas foi com a companhia aérea espanhola Plus Ultra, que já voa para alguns países da América do Sul e estuda começar a operar para o Rio de Janeiro. O Grupo Abreu, que é uma das principais operadoras de turismo da Europa também se reuniu com o secretário. “O mercado europeu é fundamental para o turismo do Rio de Janeiro. Em 2023 recebemos quase 200 mil visitantes considerando apenas França, Reino Unido, Portugal, Alemanha, Itália e Espanha, que têm sido os nossos principais emissores de turistas. Ou seja, temos muito mercado ainda para crescer. Já fizemos algumas reuniões importantes para colocar em prática esse plano de expansão”, adiantou Tutuca.
O secretário destacou que a missão é mostrar que o Estado do Rio tem muitos atrativos, além de sua capital, que é a vitrine e porta de entrada para os turistas do mundo. “O Rio de Janeiro está novamente na prateleira do turismo mundial e seguimos fortalecendo nosso trabalho de consolidá-lo como principal destino do país”, disse Tutuca.
AUMENTO DE VOOS
O secretário de Estado de Turismo ainda informou que aconteceu na terça-feira, 23, um encontro promovido pela companhia aérea Ibéria, em parceria com o aeroporto RioGaleão, que celebrou o aumento do fluxo de voos de Madrid para o Rio de Janeiro. A frequência passará de quatro para seis voos semanais.