Abertura da Fita 2025 destaca coragem e recomeço em Angra dos Reis

Cerimônia inaugural da 17ª edição celebra o teatro e reafirma ambição de ser o maior evento cultural do Brasil

Por Cyntia Freitas
71.cf.res.cultura.abertura da fita 2025.1.prefeito.wagnergusmÃo

ANGRA DOS REIS

A 17ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), um dos mais importantes eventos culturais do Brasil, teve sua abertura oficial na noite de sexta-feira, dia 22, em uma cerimônia que reuniu autoridades e amantes das artes cênicas. Correalizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, a festa foi iniciada com o tradicional corte da fita inaugural, realizado pelo prefeito Cláudio Ferreti no Estacionamento do Carmo.

A solenidade contou com a presença da primeira-dama e secretária de Urbanização Parques e Jardins, Beth Brito; da secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano; de Andrea Câmara Andrade, representante da patrocinadora Enel Brasil; e do curador do festival, João Carlos Rabello.

Em seu discurso, o prefeito Cláudio Ferreti destacou a relevância do festival para a cidade, revelando a ambição de alçá-lo ao topo do cenário nacional. “Nosso compromisso, que estabeleci desde o primeiro dia, é fazer com que Angra tenha o maior festival nacional de teatro. Hoje estamos em segundo lugar, perdendo apenas para Curitiba. Nós vamos fazer isso pela fibra e coragem do João Carlos e também pela sua capacidade de atrair parceiros. Vamos avançar juntos”, afirmou o prefeito.

O curador João Carlos Rabello ressaltou a importância da colaboração com a Prefeitura. “A Prefeitura sempre foi parceira, mas neste ano a parceria é total e completa. É uma parceria estratégica e sem a Prefeitura a FITA não acontece. Só tenho a agradecer”, destacou.

71.cf.res.cultura.abertura da fita 2025.2.espetÁculo.wagnergusmÃo

Espetáculo “A Palavra que Resta” emociona o público na abertura do festival – Wagner Gusmão/PMAR

A abertura foi marcada pelo espetáculo “A Palavra Que Resta”, da Cia Atores de Laura, uma peça que tocou o público com sua história de amor e a coragem necessária para recomeçar.

Com mais de 30 espetáculos na programação, a FITA 2025 segue até 7 de setembro. O festival é um polo de fomento cultural e econômico, atraindo turistas e movimentando o comércio local, além de revelar novos talentos do teatro. A realização do evento conta com patrocínio da Enel Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Programação da FITA 2025

Confira a agenda completa do evento:

Neste sábado, dia 23, a programação segue com o espetáculo “Amigas”, às 19 horas na Tenda, com classificação de 16 anos, e “Novas diretrizes em tempos de paz”, às 21 horas, no Teatro Municipal, para maiores de 14 anos. No domingo, dia 24, a Tenda recebe “Dois contra o mundo”, às 19 horas (12 anos), enquanto o Teatro Municipal apresenta “Desertos”, às 21 horas (16 anos). Já na segunda-feira, dia 25, “A Partilha” (12 anos) será encenada às 19 horas, na Tenda, seguida por “Meu remédio” (12 anos) às 21 horas, no Teatro Municipal.

71.cf.res.cultura.abertura da fita 2025.3.fita.wagnergusmÃo

Fita segue até o dia 7 de setembro em Angra dos Reis – Wagner Gusmão/PMAR

A terça-feira, dia 26, oferece sessões de “Fios de Ouro” (livre) no Teatro Municipal, às 11, 13 e 15 horas, e “Embrulha pra viagem” (10 anos), às 19 horas, na Tenda. Na quarta-feira, dia 27, o público poderá assistir a “A Rosa que gira a Rosa” (livre) no Teatro Municipal, em três horários: 11, 13 e 15 horas, e “Ficções” (14 anos), às 19 horas, na Tenda.

A quinta-feira, dia 28, traz “A Baleia” (14 anos) para a Tenda, às 19 horas, e “A Coisa” (16 anos) para o Teatro Municipal, às 21 horas. Para a sexta-feira, dia 29, a programação inclui “Vale Night” (10 anos) na Tenda, às 19 horas, e “Gente de classe” (12 anos) no Teatro Municipal, às 21 horas. O sábado, dia 30, tem “Rita Lee” (12 anos) na Tenda, às 19 horas, e “E vocês, quem são?” (14 anos) no Teatro Municipal, às 21 horas. No último dia do mês, domingo, dia 31, a Tenda exibe “Por que não nós?” (14 anos) às 19 horas, e “Madame Blavatsky” (12 anos) fecha a noite no Teatro Municipal, às 21 horas.

A programação de setembro começa com “Mary Stuart” (14 anos) na segunda-feira, dia 1, às 19 horas na Tenda. Na terça-feira, dia 2, é a vez de “O veneno do teatro” (14 anos), também na Tenda, às 19 horas. A quarta-feira, dia 3, oferece sessões de “Era uma vez no sítio do Pica-pau Amarelo” (livre) no Teatro Municipal, às 11, 13 e 15 horas, e “O elogio da loucura” (16 anos) na Tenda, às 19 horas. Na quinta-feira, dia 4, “Meio Ambiente é com a gente” (livre) será apresentado na Tenda, às 13 e 15 horas. À noite, a Tenda recebe “Deboche-A tragédia” (16 anos) às 19h, e o Teatro Municipal, “O som que vem de dentro” (14 anos) às 21 horas.

A sexta-feira, dia 5, tem “Alice, uma aventura musical” (livre) na Tenda, às 13 e 15 horas, e “Minha nova Ginecologista” (14 anos) às 20h30. No sábado, dia 6, “O Bem-Amado” (12 anos) será exibido na Tenda, às 19 horas, e “Chez Toi” (12 anos) no Teatro Municipal, às 21h. O festival se encerra no domingo, dia 7, com “Parabéns, senhor presidente” (14 anos) na Tenda, às 19 horas, e “As portas só abrem por dentro” (10 anos) no Teatro Municipal, às 21 horas.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos