ANGRA DOS REIS
A 17ª edição da Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), um dos mais importantes eventos culturais do Brasil, teve sua abertura oficial na noite de sexta-feira, dia 22, em uma cerimônia que reuniu autoridades e amantes das artes cênicas. Correalizada pela Prefeitura de Angra dos Reis, a festa foi iniciada com o tradicional corte da fita inaugural, realizado pelo prefeito Cláudio Ferreti no Estacionamento do Carmo.
A solenidade contou com a presença da primeira-dama e secretária de Urbanização Parques e Jardins, Beth Brito; da secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano; de Andrea Câmara Andrade, representante da patrocinadora Enel Brasil; e do curador do festival, João Carlos Rabello.
Em seu discurso, o prefeito Cláudio Ferreti destacou a relevância do festival para a cidade, revelando a ambição de alçá-lo ao topo do cenário nacional. “Nosso compromisso, que estabeleci desde o primeiro dia, é fazer com que Angra tenha o maior festival nacional de teatro. Hoje estamos em segundo lugar, perdendo apenas para Curitiba. Nós vamos fazer isso pela fibra e coragem do João Carlos e também pela sua capacidade de atrair parceiros. Vamos avançar juntos”, afirmou o prefeito.
O curador João Carlos Rabello ressaltou a importância da colaboração com a Prefeitura. “A Prefeitura sempre foi parceira, mas neste ano a parceria é total e completa. É uma parceria estratégica e sem a Prefeitura a FITA não acontece. Só tenho a agradecer”, destacou.

Espetáculo “A Palavra que Resta” emociona o público na abertura do festival – Wagner Gusmão/PMAR
A abertura foi marcada pelo espetáculo “A Palavra Que Resta”, da Cia Atores de Laura, uma peça que tocou o público com sua história de amor e a coragem necessária para recomeçar.
Com mais de 30 espetáculos na programação, a FITA 2025 segue até 7 de setembro. O festival é um polo de fomento cultural e econômico, atraindo turistas e movimentando o comércio local, além de revelar novos talentos do teatro. A realização do evento conta com patrocínio da Enel Distribuição Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Programação da FITA 2025
Confira a agenda completa do evento:
Neste sábado, dia 23, a programação segue com o espetáculo “Amigas”, às 19 horas na Tenda, com classificação de 16 anos, e “Novas diretrizes em tempos de paz”, às 21 horas, no Teatro Municipal, para maiores de 14 anos. No domingo, dia 24, a Tenda recebe “Dois contra o mundo”, às 19 horas (12 anos), enquanto o Teatro Municipal apresenta “Desertos”, às 21 horas (16 anos). Já na segunda-feira, dia 25, “A Partilha” (12 anos) será encenada às 19 horas, na Tenda, seguida por “Meu remédio” (12 anos) às 21 horas, no Teatro Municipal.

Fita segue até o dia 7 de setembro em Angra dos Reis – Wagner Gusmão/PMAR
A terça-feira, dia 26, oferece sessões de “Fios de Ouro” (livre) no Teatro Municipal, às 11, 13 e 15 horas, e “Embrulha pra viagem” (10 anos), às 19 horas, na Tenda. Na quarta-feira, dia 27, o público poderá assistir a “A Rosa que gira a Rosa” (livre) no Teatro Municipal, em três horários: 11, 13 e 15 horas, e “Ficções” (14 anos), às 19 horas, na Tenda.
A quinta-feira, dia 28, traz “A Baleia” (14 anos) para a Tenda, às 19 horas, e “A Coisa” (16 anos) para o Teatro Municipal, às 21 horas. Para a sexta-feira, dia 29, a programação inclui “Vale Night” (10 anos) na Tenda, às 19 horas, e “Gente de classe” (12 anos) no Teatro Municipal, às 21 horas. O sábado, dia 30, tem “Rita Lee” (12 anos) na Tenda, às 19 horas, e “E vocês, quem são?” (14 anos) no Teatro Municipal, às 21 horas. No último dia do mês, domingo, dia 31, a Tenda exibe “Por que não nós?” (14 anos) às 19 horas, e “Madame Blavatsky” (12 anos) fecha a noite no Teatro Municipal, às 21 horas.
A programação de setembro começa com “Mary Stuart” (14 anos) na segunda-feira, dia 1, às 19 horas na Tenda. Na terça-feira, dia 2, é a vez de “O veneno do teatro” (14 anos), também na Tenda, às 19 horas. A quarta-feira, dia 3, oferece sessões de “Era uma vez no sítio do Pica-pau Amarelo” (livre) no Teatro Municipal, às 11, 13 e 15 horas, e “O elogio da loucura” (16 anos) na Tenda, às 19 horas. Na quinta-feira, dia 4, “Meio Ambiente é com a gente” (livre) será apresentado na Tenda, às 13 e 15 horas. À noite, a Tenda recebe “Deboche-A tragédia” (16 anos) às 19h, e o Teatro Municipal, “O som que vem de dentro” (14 anos) às 21 horas.
A sexta-feira, dia 5, tem “Alice, uma aventura musical” (livre) na Tenda, às 13 e 15 horas, e “Minha nova Ginecologista” (14 anos) às 20h30. No sábado, dia 6, “O Bem-Amado” (12 anos) será exibido na Tenda, às 19 horas, e “Chez Toi” (12 anos) no Teatro Municipal, às 21h. O festival se encerra no domingo, dia 7, com “Parabéns, senhor presidente” (14 anos) na Tenda, às 19 horas, e “As portas só abrem por dentro” (10 anos) no Teatro Municipal, às 21 horas.