Abertas as inscrições para o Projeto Caravana de Ideias com oficinas artísticas em Paraty

0

PARATY

De 02 a 13 de março, a cidade histórica de Paraty será palco para o projeto Caravana de Ideias – iniciativa que reúne uma série de oficinas, realizadas por profissionais premiados e reconhecidos no meio cultural, abrangendo diversas áreas criativas e técnicas do fazer artístico: produção cultural, contação de histórias, canto, música, cenário/figurino e áudio. As atividades, todas gratuitas, serão presenciais seguindo todas as nomas sanitárias de prevenção à COVID-19. Para inscrições ou informações, basta acessar o e-mail [email protected]

Ao final das oficinas, no dia 13 de março, às 17h, haverá uma apresentação gratuita, em espaço aberto, no Centro Histórico de Paraty. “Nesse momento de necessário distanciamento social, apostamos na arte como elo para trocas e afetos. Por isso tivemos a ideia de realizar um sarau com a participação de todos os alunos e com os artistas/oficineiros. Queremos colocar em prática todo o conteúdo desenvolvido durante as oficinas, com cada turma se responsabilizando pela área correspondente, para essa apresentação” explica Fabrício Polido, coordenador geral e idealizador da Caravana de Ideias, projeto que foi contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Retomada Cultural RJ, promovido pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Além das oficinas formativas e da apresentação do sarau, o projeto Caravana de Ideias realizará uma série de Lives, nos dias 17, 18 e 19 de março, com um bate-papo envolvendo todos os artistas do projeto, abordando os resultados obtidos na imersão em Paraty, dando um panorama de cada profissão e, por fim, debatendo sobre uma prospecção para o futuro pós-pandemia.

AGENDA DE ATIVIDADES:

Oficinas artísticas

Ações formativas que compõem a Caravana de Ideias são oficinas artísticas (canto, música, contador de histórias), técnico/artística (cenário e figurino) e técnico (produção e áudio), divididas em 10 encontros (dias 02, 03, 04, 05, 06, 09, 10, 11, 12 e 13/03), com duração de 2h cada, num total de 20horas por oficina. Para inscrições ou informações, basta acessar o e-mail [email protected]

Sarau

No dia 13 de março, às 17 horas, finalizando a imersão de duas semanas em Paraty, será realizado um sarau a céu aberto, gratuito, com a participação dos alunos e dos artistas/oficineiros, com uma série de números preparados especialmente para o encerramento das atividades presenciais.

Lives

Nos dias 17, 18 e 19 de março, de volta ao Rio de Janeiro, os artistas/oficineiros farão uma série de lives, mediadas pelo idealizador do projeto – o ator e produtor Fabricio Polido, abordando a experiência e os resultados obtidos em Paraty, dando um panorama de cada profissão e fazendo um prospecto do futuro pós-pandemia.

 

Detalhamento de oficinas

Oficina PRODUÇÃO CULTURAL (Fabricio Polido)

Noções gerais de produção e gestão de projetos culturais no campo artístico que alcança teatro, dança, música e circo. Técnicas e processos para a elaboração de projetos culturais, princípios básicos a editais públicos de cultura, atualizações das leis de incentivo à cultura etc.

Oficina INTRODUÇÃO AO UNIVERSO INTUITIVO DO ÁUDIO (Andrea Zeni)

Conjunto de atividades para aprendizes de áudio, jovens músicos e estudantes interessados em mergulhar na relação sensível entre o áudio e a música. Um mergulho no universo prático e teórico do áudio. Aulas dinâmicas e envolventes, com uma linguagem que potencializa o aprendizado e a sensibilidade musical.

Oficina MÚSICA E ESCUTA (Tibor Fittel)

Uma oportunidade ao público de ter acesso maior ao universo dos sons e sua identificação prática relacionada à escrita musical simples, proporcionando ao aluno a ferramenta para registrar melodias e harmonias, reconhecer estilos musicais e aspectos inerentes ao vocabulário teórico nas canções e música instrumental que fazem parte do dia a dia de todos.

Oficina O CONTADOR DE HISTÓRIAS (José Mauro Brant)

A oficina tem como objetivo exercitar habilidades de leitura, percepção e reflexão por meio da prática de contar histórias. A oficina busca oferecer uma mínima formação, prática e teórica, em torno dos caminhos fundamentados para exercer a arte de contar histórias e suas aplicações em estratégias de promoção de leitura e em contextos pedagógicos e artísticos.

Oficina de Canto A LIBERTAÇÃO DO SOM (Janaina Azevedo)

Essa oficina pretende provocar o encontro entre voz, corpo e espaço unindo esses três elementos para se alcançar a liberação de sons reprimidos. Através da exploração dos nossos recursos vocais, direcionar para a expansão da voz e corpo e, consequentemente, na percepção das nossas emoções e de que forma elas afetam nossa comunicação interpessoal e extra pessoal.

Oficina CENOGRAFIA E FIGURINO, DA CRIAÇÃO À CONFECÇÃO (Natalia Lana)

Apresentação de vários aspectos da cenografia e sua relação com o figurino, levando em consideração tanto a criação como a confecção e o uso de diferentes materiais. Com uma abordagem prática, relacionando os conhecimentos aos projetos executados.

Deixe um Comentário