Abertas as inscrições para Desfile dos Blocos de Rua do Carnaval 2020

0

BARRA MANSA

Estão abertas as inscrições para o edital do Desfile dos Blocos de Rua do Carnaval 2020. Interessados devem ir pessoalmente até a Fundação Cultura, no Palácio Barão de Guapy, de segunda a sexta-feira a partir das 8 horas. As inscrições seguem até o dia 21 de janeiro e o resultado final da seleção será divulgado no dia quatro de fevereiro. O Desfile dos Blocos de Rua ocorrerá nos dias 22, 23, 24 e 25 de fevereiro.

No edital desse ano, quatro blocos serão selecionados por uma comissão avaliadora e receberão toda a estrutura como banheiros químicos, brigadistas, som e segurança para a realização do evento com muita alegria e segurança.

A proposta desta ação é atender, fomentar e preservar a cultura popular do bloco carnavalesco seja ele tradicional ou inovador e que venha a contribuir com o principal acontecimento da cultura popular brasileira.

De acordo com o presidente da Fundação CulturaMarcelo Bravo, o uso de um edital para tal finalidade foi o resultado de um processo iniciado no ano de 2018 em audiência pública na Câmara, com a participação da sociedade civil. “A seleção de blocos de rua para o carnaval começou a ser debatida no final de 2018 sendo colocada em prática no ano passado. Neste ano, repetimos o processo ajustando alguns pontos. Esse é o resultado de uma política cultural democrática e transparente existente quando a cidade participa ativamente”, destaca.

Bravo explica que serão quatro blocos selecionados para o edital. Mas nada impede que outros blocos desfilem no carnaval. “Os blocos que desejarem sair por conta própria sem apoio poderão desfilar, desde que cumpram as regras de segurança e sejam regulamentados. O prazo para inscrição desses blocos termina na próxima segunda-feira”, informa.

Ponto extra

Marcelo destaca que blocos de bairros ganham ponto extra. “O edital visa fomentar a produção de blocos, por isso os pontos extras para quem for desfilar em bairros. Gostaríamos de descentralizar a festa, tornando-a ao alcance de todos”, cita, informando que todos os blocos irão desfilar durante o dia.

A Fundação de Cultura irá publicar ainda um outro edital de chamamento de seleção de bandas. “Este será para a programação do Calçadão Dama do Samba, onde acontecerá a matinê e a dispersão do Bloco do Boi que acontece todos os dias”, cita.

 

 

 

 

 

 

error: Conteúdo protegido !