ITATIAIA
Estão abertas as inscrições para o curso de Salgadeira, voltado para moradoras do município. A iniciativa é do setor de Qualificação Profissional, da Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e com a marca ‘Mendonça Salgados’, sediada no município de Resende.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 16 de julho, de segunda a sexta, de 9 às 16 horas, no setor, localizado na Avenida dos Expedicionários, nº 575, no Centro. Para efetuar a inscrição é preciso estar munido de Documento de Identidade, CPF e Comprovante de Residência. Há limite de vagas e requisitos: para o curso de salgadeira, a moradora deve ter concluído ou, pelo menos, ter o ensino fundamental completo e ser maior de 16 anos. Além disso, a pasta se reserva no direito de assegurar vagas para pessoas que vivem em vulnerabilidade social e pertencente à grupos de apoio referenciados pela Assistência Social (Cras e Creas).
O curso tem carga horária de 40 horas e as aulas acontecem aos sábados das 9 às 16 horas. As aulas têm início no próximo dia 19 de julho e seguem até 13 de agosto.
De acordo com o secretário de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Felipe Santos, as alunas receberão certificados e passarão por uma prova de degustação. “Estamos pensando na qualificação para atender o comércio, empresas, e, agora, também atendermos a demanda de serviços, com esse curso de Salgadeira. Queremos avançar ainda mais e trazermos mais cursos de qualificação que permite a independência e o empoderamento da pessoa, em especial, neste curso, das mulheres”, declara.
O CURSO
Durante o curso de Salgadeira a mulher vai aprender sobre fabricação dos quatro principais salgados. Para isso vai conhecer matérias-primas, embalagens, processos e utensílios usados pela salgadeira. Há oportunidades de trabalho em padarias, supermercados e indústria. O objetivo do curso é produzir salgados a partir de massas prontas e caseiras, cozidas e fermentadas, atendendo as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, higiene e saúde e de meio ambiente.
No curso as alunas terão noções de nutrição, gastronomia, ética, noções de direito, sociologia do trabalho, educação ambiental, empreendedorismo, noções de administração, cultura alimentar brasileira, saúde e higiene alimentar, utensílios e equipamentos, conservação de alimentos, técnicas de preparo do salgado.