A diretoria da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda já definiu o local onde será instalada a usina fotovoltaica da instituição. Após ser aprovada, em assembleia, pelos associados, o projeto, desenvolvido em parceria com a Light, já começa a dar seus primeiros sinais de vida. A usina será implantada na entrada da Sede Campestre da AAP-VR, em Pinheiral.
A usina fotovoltaica será uma inovação sustentável, que tornará a AAP-VR autossuficiente em energia elétrica, sem contar a eficiência energética que a usina proporcionar em relação ao meio ambiente.
Atendendo a todas as unidades da associação, o projeto é um grande avanço para as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A energia solar, por ser uma fonte inesgotável de energia e não trazer impactos negativos ao ambiente é a ideal, sob todos os aspectos.
Para que a usina entre em funcionamento, todos os aparelhos de ar condicionado serão substituídos modelos mais econômicos e as luzes incandescentes serão trocadas pelas lâmpadas de LED, que são bem mais sustentáveis, uma vez que elas consomem 90% menos de energia que as incandescentes.
A Associação está, assim, cada vez mais, inteirada nas questões de sustentabilidade e eficiência energética, sendo inspiração para outras empresas.