AAP-VR adere à Campanha Educativa de conscientização sobre agressões sofridas pelos idosos

0

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR) aderiu ao Projeto ‘COMBATER EU PRECISO’ que está sendo desenvolvido em 12 municípios da Região Sul Fluminense. A adesão se deu graças a um convênio com o Ministério dos Direitos Humanos para a realização da Campanha Educativa que visa conscientizar a população sobre a necessidade de se prestar mais atenção nas possíveis agressões sofridas pelos idosos.

Estima-se que entre 6 a 10 denúncias de violações aos direitos da pessoa idosa são atendidos pela rede socioassistencial mensalmente nas 12 cidades contemplados pelo projeto que são Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Resende, Porto Real, Itatiaia, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Valença, Quatis e Rio Claro.

Segundo informou a Gerente de Filantropia e Mobilização de Recursos da AAP-VR, Rita de Cassia, dados recentes mostram que o número de notificações de violências praticadas contra a pessoa idosa registradas no Estado do Rio de Janeiro e na região em que está sendo desenvolvido o projeto reflete a necessidade das ações inter-relacionadas como reforço à prevenção e ao enfrentamento incisivo das mais diversas formas de violação contra os idosos.

ATENDIMENTOS EM VOLTA REDONDA

Rita disse ainda que em Volta Redonda, no ano de 2017, foram atendidos 27 idosos no Centro de Pré-Atendimento ao Idoso (CEPAI), localizado na Secretaria Municipal de Mulheres Idosos e Direitos Humanos (SMIDH). Informou que até o mês de junho deste ano o número passou para 180 idosos atendidos. “Isto reflete a importância da divulgação dos canais de denúncia”, disse, lembrando que ao acessar o endereço eletrônico https://www.combatereupreciso.com.br/ a pessoa encontra os principais tipos de violência cometidos contra a pessoa idosa e os endereços da rede socioassistencial nos municípios participantes da campanha, como Conselhos, delegacias, promotorias, hospitais, entre outros. “É muito importante denunciar o ‘Disque 100 – Sem medo’ é uma das armas contra a violência contra o idoso”, completou, ressaltando que o telefone para contato da AAP-VR é o (24) 3340-6205.

Ainda de acordo com Rita, a Campanha também está elaborando filmes e resenhas que falam sobre o desrespeito, a indiferença, o abandono e a violência patrimonial tão comum e pouco divulgada. Disse que materiais como banners, folders e cartilhas estão sendo disponibilizados aos Conselhos Municipais de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa dos municípios contemplados com a campanha e para outros interessados de Volta Redonda e região.

DISK 100

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.