“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra” (II Timóteo 3: 16-17).
No próximo domingo (dia 9), é comemorado o Dia da Bíblia em todas as igrejas evangélicas do Brasil. A Bíblia é conhecida como o Livro dos livros e Palavra de Deus tem 39 livros no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento com um total de 66 livros. Todos foram escritos por cerca de 40 autores, que foram inspirados pelo Espírito Santo.
– Bíblia livro que transforma vidas. Nenhum outro livro influenciou tanto a vida das pessoas como a Bíblia. Também nenhum outro livro foi motivo de perseguições, guerras e transformações de vidas de milhares de pessoas. O salmista no Salmo 19: 7-10 declara que a Bíblia é perfeita e sábia (v.7), que é alegre e cheia de luz (v.8), que é limpa e verdadeira (v.9), que é rica e prazerosa “mais desejável que o ouro… e mais doce que o mel” (10).
-A Bíblia é a voz de Deus. Quando lemos e estudamos a Bíblia, percebemos que ela a voz de Deus falando aos nossos corações, direta e profundamente. “No rolo do livro está escrito a meu respeito” (Salmo 40:7). Não adianta ler a Bíblia como um livro qualquer. Ela não deve ser lida como fosse um jornal, contando uma série de fatos. Também é complicado ler a Bíblia de maneira científica e puramente racional. Deve ser lida com amor e sensibilidade à voz de Deus. Assim como o rádio que transmite a voz do locutor, um celular que faz contato pessoal com amigos, uma televisão que mostra o que acontece em tempo real e a internet que te conecta com o invisível, a Bíblia transmite a voz de Deus, nos leva a ter contato com o Senhor, mostra o que acontece em nossas vidas e nos interliga com o que é espiritual. O que fazer com a Bíblia?
* Examinar. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5: 39). A Bíblia não deve ser lida apenas quando sentimos vontade ou precisamos de uma mensagem para a vida. Jesus disse que ela dever ser examinada, isso requer dedicação de tempo e esforço. Examinar a Bíblia é estudar profundamente a Palavra de Deus. Cada cristão deve aprender o máximo que puder sobre a Bíblia.
* Praticar na vida diária.- Esta é a parte mais difícil, porque muitas pessoas meditam, examinam e até manejam bem a Bíblia, mas se não praticar tudo é em vão. Contudo o poder da Palavra se manifesta justamente quando ela é praticada. Ao viver seus ensinos, confirmamos que é verdadeira, que é divinamente inspirada, que é prática e funciona mesmo. O testemunho na vida é importante porque enquanto o cristão lê a Bíblia, o mundo lê a vida do cristão.
A Bíblia é o maná de Deus, para o sustento de nossas vidas. É um pão que nos alimenta. É a água que sacia nossa sede. Se não lermos a Bíblia não há como ter fé, pois a Palavra de Deus é a fonte da verdadeira fé (Romanos 10: 17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”). Por isso devemos ler as escrituras todos os dias, falar sobre ela onde estivermos. Que a Palavra de Deus habite em nossos corações!. Amém! Leia e estude a Bíblia!
Colunista: Reverendo Gerson Costa- Ministro Jubilado da Igreja Metodista Wesleyana- Pastor/ Conferencista/ Cantor evangélico.- Contato com esta coluna: [email protected]/ #