A Porta bate à porta!

0

Toda porta dá acesso a algum ambiente, um lugar, sala, quarto, ou espaço…

Nos tempos antigos as cidades eram cercadas por muros e havia portas que as encerravam, restringindo o acesso à cidade e guardando-a em momentos de guerra ou de “visitantes não desejáveis”. Desde a era mais antiga da civilização, vemos o registro de portas em casa e lugares onde se fazia necessário a divisão ou restrição de espaços. Assim vemos que as portas servem para guardar, restringir, dar acesso…

Mas também damos às portas uma conotação diferente, quando falamos que conseguimos uma porta de emprego, por exemplo, ou que alguém abriu as portas do seu coração para nós, e isso não quer dizer que havia uma porta física fechando ou impedindo a entrada, mas utilizamo-nos desse sentido figurado para expressar a barreira que foi transposta, aberta, ou rompida.

O salmista, no Salmo 118, versículos 19 e 18, pede a Deus que lhe sejam abertas as “portas da justiça”! Mas que portas seriam estas? O que isso significa? O que o salmista quer dizer com esta expressão?

Vemos que no mundo cada dia mais as portas são abertas para os que querem praticar a iniqüidade, a maldade, o pecado, a desonra, a imoralidade, a violência, a corrupção, o desamor e todo tipo de injustiça! Esses tipos de pessoas praticam o mal e muitas vezes se dão bem, nada acontece com eles, o que nos dá a impressão de que o certo é fazer o errado. O salmista Asafe, chegou a escrever no Salmo 73, que quase se desviou do bem, observando a prosperidade dos ímpios, mas concluiu que as portas da iniqüidade dão acesso ao inferno!  As portas da iniqüidade podem até mesmo no inicio ter um “sabor gostoso”, mas o seu fim é muito amargo, e os que entram por elas têm um fim horrível, e o sábio rei Salomão falou sobre estas portas em Provérbios capitulo 5, versículos 1-8: “…os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite, mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como espada de dois fios. Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno.Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa…”

O Senhor Jesus nos advertiu que não entrássemos por estas portas que são largas, fáceis, confortáveis, porem conduzem a perdição, e nos aconselhou que escolhêssemos a “A Porta Estreita” que nos leva à vida: “…Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontram…”(Mateus capitulo 7, versículos 13 e 14). Jesus não só nos aconselhou, mas Ele mostrou onde poderíamos encontrar a Porta que nos dá acesso a Salvação! Em João capitulo 10, versículo 9, Jesus diz: …“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”…   As portas da justiça foram abertas por Deus! Deus nos abriu as portas da justiça por Seu Filho Jesus, “…porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna…” (Jo. 3.16).

O ser humano, por ter escolhido entrar pelas portas da injustiça, se tornou culpado, recebendo a condenação, sentenciado a pena de morte, “…Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram…”(Romanos 5.12)

Mas Deus pelo seu amor e infinita misericórdia, pela sua graça, nos justificou por meio de Jesus Cristo “…Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo…”(Romanos 5.1). O juízo de Deus contra nós foi executado em Jesus, levando nossa culpa, e nos tornando justos diante de Deus, como explica o apostolo Paulo em Romanos 3.23-26. “…Porque todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, no qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus…”.  Por isso as portas do inferno não podem prevalecer contra a Igreja de Jesus, pois já entramos pelas portas da justiça.

Contudo, nosso coração é um lugar restrito, um ambiente que só tem acesso àquele que nos permitimos que entre!

Para que você possa entrar pela porta que te leva a salvação, que é Cristo Jesus, você precisa abrir a porta do teu coração! Pois como escreveu o apostolo João em Apocalipses 3.20, Ele está batendo a porta: “…Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo…”. Jesus quer entrar na tua vida e fazer morada no teu coração, te dando vida e vida com abundancia!(João 10.10)

Basta somente você abrir a porta, para aquele que é a Porta!!

Pr. Filipe Beni

Agosto/2018

Deixe um Comentário