A partir desta sexta-feira ponto da Beira Rio, em Barra Mansa, estará em funcionamento

0

BARRA MANSA

Foi inaugurado na noite desta quinta-feira  o novo terminal de ônibus na Beira Rio, ao lado da Ponte dos Arcos.  E já entra nesta sexta-feira, dia 7, em operação em caráter experimental e provisório. O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da vice- prefeita, Professora Fátima, de secretários, de presidentes de Associações de Moradores e de vereadores fez a entrega oficial do Terminal.

O terminal, segundo dados da Coordenadoria de Trânsito e Transporte (Coortran), atenderá cerca de 20 mil passageiros por mês, com dez linhas em operação para os bairros Vista Alegre, Vila Nova, São Francisco de Assis, Vila Maria, Loteamento Sofia, Santa Izabel, Getúlio Vargas, Jardim Central e Torre do bairro Santa Rosa.

O terminal foi transferido do Parque Centenário onde funcionava até ontem para que as obras do Corredor Cultural fossem concluídas.  “É importante frisar que o terminal foi transferido de forma provisória para a Beira Rio até que as obras do Palácio Barão de Guapy sejam concluídas. Se a experiência for positiva e a população e os usuários aprovarem podemos mantê-lo depois”, disse o prefeito Rodrigo Drable, completando que não foram aplicados recursos públicos no projeto. Segundo o prefeito, a obra foi feita com recursos do Consórcio de empresas de ônibus que administra o sistema de transporte coletivo de Barra Mansa.

Com a entrega do novo terminal, o ponto de ônibus da Rua Juiz Antônio Ciani, ao lado do Parque Centenário, foi desativado.

OUTROS SERVIÇOS

Para garantir mais conforto aos usuários, o terminal de ônibus vem acompanhado de outros serviços de grande importância para a população, já em funcionamento, como o aplicativo de mobilidade urbana Moovit, a rede de Wi-Fi nos coletivos e no local e a central interna de monitoramento dos veículos na Coortran. Em fase de teste o painel eletrônico com horários de chegada e partida dos ônibus, em tempo real e as câmeras de segurança que estão sendo instaladas na Beira Rio.

O Moovit é um aplicativo que permite acompanhar os horários dos coletivos e seus itinerários em tempo real, além de localizar a rota do ônibus, tempo de viagem, tarifa, horário das linhas, identificar o ponto de ônibus mais próximo e o tempo estimado que o coletivo levará para chegar até o passageiro e a seu destino final.

Já a rede WiFi está em 30% da frota do transporte público de Barra Mansa. A projeção é de que até fevereiro de 2019 chegue a 100% dos ônibus.

Para acompanhar todo o trajeto dos ônibus no fluxo do trânsito, a Coortran instalou uma sala de monitoramento dos coletivos, de onde é possível identificar horários e problemas com os veículos, entre outros itens. E em fase de teste, o painel eletrônico com horários online dos ônibus que será instalado na Avenida Beira Rio. Segundo o secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, o painel faz parte de um projeto piloto e se der certo será instalado em outros terminais.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !