‘A menina da garrafa’ de Jorge Queiroz terá lançamento nacional em Cabo Frio

0

RIO DE JANEIRO

No próximo dia 28 de novembro, será lançado o livro ‘A menina da garrafa, uma jornada pela vida mundo a fora’, do autor Jorge Queiroz, da ALQ Editora. O lançamento será no museu do Surf, localizado na Praça da Cidadania em Cabo Frio, a partir das 15 horas, com uma sessão de autógrafos. A intenção do autor é fazer também o lançamento do livro no Sul Fluminense.

O livro conta a história de Samira, uma menina órfã, síria, que chega a Europa, a partir de uma guerra civil no seu país. Samira relata sua história clamando por socorro e buscando um mundo melhor. Após percorrer quilômetros de distância no Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico, a garrafa com a mensagem chega na praia forte em Cabo Frio e então todo o drama acontece. O livro aborda temas importantes como ancestralidade, aventuras, diversidade cultural, relações familiares, protagonismo, racismo, refugiados, saúde mental, ecologia e solidariedade.

Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, Jorge Queiroz, relatou alguns momentos dos temas abordados no livro como a luta de preconceito racial e dos refugiados. “Uma das nossas personagens, Inezitta, é uma menina negra, ativista, ela está buscando dar visibilidade a dor das pessoas. A Inezitta é a porta voz do antirracismo e a personagem principal, a menina refugiada, Samira, representas as pessoas oprimidas, que estão sem um lar, sem um país, sem uma vida. Dar voz aos refugiados e às pessoas que estão invisíveis é uma das finalidades do livro”, comentou Jorge Queiroz.

Após o lançamento em Cabo Frio o autor fará agendas de lançamentos em alguns pontos do centro do Rio de Janeiro e em Porto Alegre – RS.

O AUTOR


Jorge Queiroz, 67 anos, completou 51 anos de carreira artística em outubro e já produziu 25 livros, sendo este o primeiro editado. Desde 2015 vem se dedicando as obras às literaturas infantis e infanto-juvenil, a partir da sua experiência de convivência com os netos, que o faz inspirar para as suas produções.

O livro estará disponível para venda a partir do dia 28, no site: www.alqeditora.com.

 

Jorge Queiroz tem 51 anos de carreira artística
FOTO: DIVULGAÇÃO