A importância do Contraturno Escolar

0

VOLTA REDONDA

O que fazer com as crianças antes do período diário da escola? Essa é uma dúvida que atinge muitos pais/responsáveis, principalmente os que trabalham fora e não têm tempo para acompanhar os filhos no chamado contraturno, o período oposto ao da escola. A coordenadora pedagógica do Colégio Batista, Aline dos Santos, ressaltou que as obrigações da vida e as dos pais são divididas e surge então a dificuldade em proporcionar lazer e atividades extracurriculares aos filhos.  Ela listou então alguns benefícios das atividades extras e no contraturno do horário escolar.

Segundo ela, com o contraturno o rendimento escolar sofre melhora. “As atividades após o período de aula contribuem para ampliar e diversificar os objetivos das aulas curriculares”, disse. Além disso, segundo Aline, as necessidades extracurriculares dos alunos são supridas. “Praticar esportes e desenvolver habilidades artísticas e culturais é importantíssimo para o desenvolvimento integral do aluno”, completou.

A tranquilidade aos pais foi mencionada pela coordenadora pedagógica. Segundo ela, os pais podem trabalhar tranquilos, sabendo que os filhos estão praticando as atividades dentro da escola, que é um espaço seguro e acolhedor. Isso sem contar a comodidade de não precisar levar e buscar as crianças em vários lugares diferentes. Outro ponto mencionado por ela é o melhor aproveitamento do tempo ocioso. “Em vez de ficar em casa assistindo televisão, com celular e tabletes, ou na rua sujeito a riscos sociais, o aluno aproveita o tempo na escola para aprender a desenvolver habilidades específicas, como artes, música, reforço escolar, entre outros”, afirmou.

Aline dos Santos ressaltou que as atividades extras formam cidadãos melhores.  “Quem pratica esportes desenvolve valores importantíssimos: perseverança, disciplina, cooperação,aquisição de normas de conduta e valores sociais”, concluiu.

 

 

error: Conteúdo protegido !