Barra Mansa conquista melhor índice regional em combate à mortalidade infantil

Por Carol Macedo

BARRA MANSA

O Ministério da Saúde, através do Datasus, divulgou recentemente os índices referentes as taxas de mortalidade infantil no Médio Paraíba, e Barra Mansa aparece com a maior redução de casos entre as cidades classificadas como TM – Taxa de Mortalidade, para municípios com populações superiores a 100 mil habitantes.

Os dados são calculados através de amostragem em mil nascidos vivos. Segundo levantamento do Dado Vitas SES/RJ, entre 2011 e 2018, Barra Mansa diminuiu o índice de 12,20 para 7,28, representando uma queda de 40.57%. A segunda melhor iniciativa alcançou redução de 14,30%.

O município também ficou com uma média melhor que a estadual e regional em 2018, onde a taxa média para o estado do Rio de Janeiro é de 12,54 e a para o Médio Paraíba em 11,57.

A Secretaria de Saúde também divulgou os dados municipais de números absolutos de óbitos fetais, infantis e maternos. De sete categorias, Barra Mansa reduziu os números em seis, representando uma grande mudança da atual gestão em contrapartida aos anos anteriores.

Fazendo um comparativo de 2016 até setembro deste ano, os óbitos fetais caíram 37,5%, os óbitos infantis 13%, neonatal tardia (de 7 a 27 dias) 50%, pós-neonatal (28 dias a menos de um ano) 42,8% e óbitos maternos 40%.

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, explica que os bons índices são resultados de um trabalho sério e focado em resgatar os mecanismos de saúde do barra-mansense. “Desde o início da atual gestão, estamos trabalhando para apresentar os melhores resultados e oferecer saúde de qualidade à população. Temos conquistados excelentes índices perante o Ministério da Saúde. Nossa meta é avançar ainda mais na saúde para as crianças e mães”, apontou o secretário.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos