QUATIS
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os bebês na faixa etária de seis a oito meses e 29 dias de vida deverão receber a vacina triviral (sarampo, caxumba e rubéola) na Casa da Criança, sempre às quintas-feiras, de 8h30min às 12h30min e das 13h30min às 16 horas. O redirecionamento da imunização voltada a este público-alvo acontece após a chegada de um lote extra de doses enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
O novo lote corresponde à dose de bloqueio para esse segmento da população, diante do reforço determinado pelo Ministério da Saúde para enfrentar o surto da doença no Brasil. Na foto, a unidade médica do bairro Mirandópolis, onde as doses da vacina também estão sendo aplicadas.
O coordenador do Programa de Imunização, Wendell Monteiro, esclarece que só ao longo dos últimos três meses o Ministério da Saúde já confirmou 3.339 casos de sarampo em 16 estados brasileiros, entre eles, o estado do Rio de Janeiro, no qual 21 casos tinham sido diagnosticados até o começo de setembro, sendo 12, na Região Costa Verde, sete na Baixada Fluminense e um na cidade do Rio de Janeiro. “Em Quatis, não há nenhum caso confirmado, mas a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando cada vez mais o chamado aos pais ou responsáveis para que não deixem de comparecer aos postos médicos visando receber a dose do medicamento”, declara o coordenador do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis, Wendell Monteiro.
A imunização continua sendo aplicada nas outras unidades médicas da prefeitura, de acordo com o seguinte calendário: Clínica da Família – bairro Nossa Senhora do Rosário (segunda a sexta-feira); Mirandópolis (quarta-feira); Jardim Independência (segunda-feira) e Jardim Pollastri (sexta-feira). Na Casa da Criança, além dos bebês dos seis aos oito meses e 30 dias, o medicamento é aplicado também nas crianças acima desta faixa etária.