SUL FLUMINENSE
O Sete de Setembro foi comemorado em outras cidades da região. Em Resende, o Desfile Cívico aconteceu Avenida Beira Rio e contou com uma expressiva presença da população. Na ocasião, foi apresentada aos presentes os 50 novos veículos da frota municipal. Deles, pode se destacar ambulâncias, ônibus escolares, vans para tratamento fora domicilio, caminhões, retro escavadeiras, entre outros.
O Desfile contou com a apresentação da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outras instituições como Defesa Civil, Guarda Municipal, Lions Clube, Associação Pestalozi e escolas.
A abertura foi feita pela Banda Sinfônica da Aman que executou o Hino Nacional e o Hino da Independência em frente ao palanque das autoridades. Dando início ao desfile, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o comandante da Academia, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, percorreram a Avenida passando a tropa em revista.
Em Pinheiral, o desfile aconteceu na Rua Nini Cambraia, e contou com aproximadamente cinco mil alunos participaram do evento que contou também com a presença do Clube dos Escoteiros, dos participantes doa projetos Ativaidade, da Academia da Saúde e da equipe de Ginástica Vida Ativa, além da APAE, do Falcões do Aço e do grupo Revoar.
De acordo com o prefeito Ednardo Barbosa o desfile também é nostalgia. “É uma festa cívica muito importante, principalmente para quem é de Pinheiral e, que como eu, tem lembranças boas lembranças de quando criança e participava do desfile de 7 de setembro na Rua Nini Cambraia”, disse o prefeito.
Após as festividades cívicas, os presentes puderam participar da Feira de Produtores Rurais e Artesãos na Praça Luiz Gonzaga, no Centro. Nela, além de diversão e gastronomia, houve um espaço para o artesanato local.
Em Angra dos Reis, os 197 anos da independência do Brasil foram comemorados na Avenida Júlio Maria, no Centro da cidade. O evento foi organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
Participaram do ato, instituições como a Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Pestalozzi, Comissão Divulgadora do Autismo, escoteiros, brigada ambiental e motoclubes. A cultura de Angra também estará representada no desfile, com a passagem pela Avenida Júlio Maria do Menino Imperador, Kauã Silva, e seu séquito.
Como manda a tradição, os alunos de escolas da rede municipal também desfilaram, acompanhados dos polos musicais e as Bandas dos Colégios Estaduais Nazira Salomão e Ciep 055.