BARRA MANSA
O Sest/Senat, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas (Compod), realizou nesta segunda-feira, dia 26, uma ação visando conscientizar os condutores sobre o uso de drogas no trânsito. A atividade aconteceu no Centro de Barra Mansa, na Praça da Liberdade, de 8 às 12 horas. Na ocasião foram entregues brindes à população e folhetos informativos sobre o alcoolismo.
Segundo explicou o coordenador da Compod, César Thomé, a instituição apoia o Sest/Senat na campanha que eles realizam em agosto. “E eles nos apoiam na nossa campanha em maio, e assim é nossa parceria. O foco principal são os condutores, mas os pedestres também estão sendo abordados”, explicou, completando que essas ações são importantes para diminuir os casos de dependências com as drogas. “Levam-se anos para conscientizar uma pessoa. É um trabalho de formiguinha de médio e longo prazo, e é só lá na frente que iremos ver os resultados”, disse, informando que no final do ano a Compod realizará uma campanha de Natal sem drogas.
De acordo com a coordenadora de promoção social do Sest/Senat, Vanessa Vasconcelos Fonseca Barros, junto com a conscientização a empresa também divulga os atendimentos oferecidos. “Temos odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição. Além do esporte e lazer”, relatou, completando que essas atividades podem ajudar a diminuir a dependência das drogas. “Pessoas que trabalham com transporte, podem ter o atendimento psicológico gratuito, e, para a comunidade tem a prestação de serviço do esporte. Tudo isso ajuda a melhorar essa condição de dependência”, ratificou.
Na ocasião, uma pedestre enquanto passava pelo local, notou a movimentação na barraca do Sest/Senat, e ao saber que a ação visava a conscientização sobre as drogas, se identificou e pediu ajuda. “Tenho um filho que é dependente. Ele tem 26 anos e sente vontade de mudar de vida, mas sozinho ele não consegue”, lamentou, comemorando poder conhecer o César Thomé. “Agora que o conheci, já tenho o contato necessário para ajudar meu filho a mudar de vida, ele me passou o contato e me orientou a como agir”, concluiu esperançosa.