BARRA MANSA
Durante o mês de agosto Barra Mansa sediará cinco seminários para debater a história do movimento negro a partir da década de 70, as políticas de promoção da igualdade racial, bem como o orçamento e planejamento das ações públicas de combate ao preconceito e a segregação determinada pela cor da pele. As discussões acontecerão na Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa (Aciap-BM), situada na Avenida Domingos Mariano, no Centro. O próximo evento acontece na sexta-feira, dia 2, às 9 horas às 17 horas.
O objetivo é evidenciar no Médio Paraíba os encaminhamentos que nortearão as políticas e programas já desenvolvidos ou a serem implementados com foco na garantia de direitos e na redução das desigualdades raciais. O público alvo dos seminários são gestores públicos dos municípios que compõem a região e integrantes de organizações não governamentais que atuam no segmento. As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico.
A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, a união entre os poderes executivos municipais e a sociedade civil é de extrema importância para as discussões e os avanços da causa. “Vale lembrar que jovens e mulheres negras encabeçam as estatísticas de população em maior vulnerabilidade social no país. Discutir soluções para os problemas que impedem os avanços da igualdade racial, e buscar melhorias nas condições de vida do nosso povo, não é vitimismo, é justiça social”, pontuou.
Os seminários de agosto, assim como a Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial, prevista para o fim de setembro, são uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Gerência de Promoção da Igualdade Racial (Gepir), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Comuppir) e a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Ministério da Mulher, da família e dos direitos humanos.