Visando ampliar o acesso aos serviços de atenção primária e desafogar as emergências, o vereador Rodrigo Furtado (PTC) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a ampliação do horário de funcionamento das principais Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Volta Redonda. Ele quer o funcionamento das unidades conforme o programa do Governo Federal “Saúde na Hora”, lançado em maio deste ano.
O pedido do parlamentar, protocolado por meio de ofício, aconteceu na última semana durante uma reunião com o secretário de Saúde Alfredo Peixoto. A ideia é desafogar as emergências, compreendendo, inclusive, atendimentos odontológicos. A expectativa é de que pelo menos oito unidades do município se enquadrem na proposta. Com a adesão, estima-se ainda, que o repasse financeiro também seja acrescido, visando atender a demanda e reforçando a capacidade operacional das UBSF que vão funcionar no novo formato.
De acordo com o parlamentar, qualquer medida para alavancar o sistema público é válida. “Temos que buscar formas para promover melhorias nessa área. Nosso município só tem a ganhar. Tenho certeza que os resultados serão excelentes e que a população abraçará a ideia”, destacou o vereador, ressaltando que a medida é uma grande ferramenta para melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população, descentralizando os pontos de procura de forma estendida.