BARRA MANSA
Aconteceu na manhã de hoje, dia 18, uma reunião entre do Conselho de Segurança Escolar e diretores de escolas estaduais e municipais, no Colégio Estadual Baldomero Barbara. O objetivo do encontro foi colocar em pauta os problemas de segurança dentro, e, em torno das escolas, para, com isso, buscar soluções viáveis para sanar as questões. Além da Guarda Escolar, estiveram presentes representantes da OAB de Barra Mansa, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública. Uma das questões levantadas na reunião foi sobre o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que é uma medida que permite que policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação.
Foram cerca de dez diretoras presentes na reunião, que apresentaram os problemas ocorridos referentes à segurança. Algumas das questões levantadas foram a falta de iluminação e câmeras no entorno das escolas, falta de informação sobre como agir quando ocorrem delitos dentro da unidade, e, ausência da Secretaria de Educação para ajudar nos procedimentos. “A presença da Ronda Escolar é ótima, mas quando viram as costas, a situação continua. Muitos alunos e pais sabem dos seus direitos, mas não as obrigações, é necessário mais informações, como, por exemplo, o que pode ou não levar o infrator a delegacia e o que acontece”, falou um dos presentes.
Segundo o capitão da 2ª Cia do 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Alcimar Videira, o Proeis foi sugerido aos prefeitos de Barra Mansa e Volta Redonda. “Com esse programa, todos os dias teriam policiais nas escolas do município. Em Barra Mansa foi dito que não haver verba, mas em Volta Redonda o projeto será implantado. É uma ação importantíssima”, disse, acrescentando que com isso a segurança seria mais intensa nos colégios.
SUGESTÕES DE MELHORIA
Além do Proeis, sugestões como, palestras surpresas para alunos da rede escolar também foram levantadas, onde seriam passadas as informações de segurança, deveres e direitos para os jovens. Outra proposta foi convidar os representantes de cada turma a participarem das reuniões do Conselho de Segurança Escolar e a criação de uma central de atendimentos para delitos dentro e entorno dos colégios. Por sim, ficou decidido que toda primeira terça-feira do mês terá uma reunião do conselho em Barra Mansa.
Segundo a diretora do Colégio Estadual Baldomero Barbara, Regina Messias, nas próximas reuniões a intenção é ter presente, além do prefeito Rodrigo Drable, representantes do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), do Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação e Assistência Social, e, do Ministério Público. “Essas reuniões abrangem Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral e Rio Claro, cada uma terá sua reunião mensal e uma irá ser com todas juntas. Isso é para nós trabalharmos com ações para as escolas, são discussões que visam melhorar a segurança na escola e adjacentes”, afirmou, contando que a intenção é trazer os alunos para perto das ações. “Queremos escolher um mascote para a ronda, fazer histórias em quadrinhos sobre isso e que esses alunos participem diretamente dessas atividades”, concluiu.