ITATIAIA
Agentes da Guarda Civil Municipal concluíram o segundo módulo de Capacitação do Grupamento Especial do Meio Ambiente (GEMA). O treinamento, que foi realizado na área externa do Hospital Militar de Resende (antigo CRI), na estrada do Parque Nacional do Itatiaia, no último final de semana, abordou o tema “Busca e Salvamento”.
Nesta segunda etapa, a formação foi para preparar os Guardas que apoiarão situações de socorro em áreas de difícil acesso, que necessitam de buscas e salvamentos. Entre as mais diversas técnicas adotadas pelo conteúdo programático, foram a de salvamento em altura, cordas, ancoragem, rapel, sinalização e avaliação de distâncias. Além de prevenção e combate a incêndios urbanos, florestais e primeiros socorros.
Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Edson Bento Expedito, o curso tem duração de 240 horas e necessita de dedicação dos agentes para exercerem a função com excelência. “O curso conta com uma grade muito importante e que requer muita dedicação no treinamento, pois esses agentes, após a conclusão, passarão a atuar junto na proteção das áreas ambientais do nosso município. Dessa forma, é imprescindível que os nossos Guardas se dediquem ao máximo nessa capacitação, tendo em vista a importância para eles atuarem. Durante o mês essa capacitação acontecerá cinco dias na semana e a previsão é de um ano e meio de treinamento”, explicou o comandante.
Fazem parte da grade do curso os seguintes módulos: Bioma Mata Atlântica: conceitos e sua importância, Busca e Salvamento em Ambiente Hostil, Legislação Aplicada, Fiscalização: abordagem e conceito, Treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e Educação Ambiental Aplicada. Todos os módulos contam com 40 horas aulas.
GRUPAMENT AMBIENTAL
Criado em 2000, o grupamento, vinculado a Guarda Civil Municipal passou a ter entre as suas várias funções a responsabilidade de proteger o patrimônio sócio ambiental do município por meio de ações preventivas e repressivas, além de promover um trabalho de educação ambiental. De acordo com o decreto nº 2894, um efetivo nomeado por meio de portaria, irá compor o grupamento e a equipe ficará preferencialmente incumbida de desenvolver suas funções na área de preservação ambiental.