ITATIAIA
O Dia Internacional do Jazz será comemorado nesta terça-feira, dia 30, em Penedo, com o show do François de Linha e Trio. A apresentação acontece a partir das 21 horas, no Jazz Village Bistrô. A classificação indicativa é livre. Ingressos podem ser reservados pelos telefones (24) 3351-1275 ou 99330-0168. O Jazz Village Bistrô, fica no Hotel Pequena Suécia, situado na Rua Toivo Suni, 33, Penedo.
Segundo a organização do evento, este ano, o International Jazz Day Brasil será celebrado no Amapá no Norte das Águas com um show com os melhores músicos de jazz locais, o Grupo Amazon Music, Carvô Jaz, Israel Cardoso, Fabio Costa entre outros. Já em Penedo, no Jazz Village com o show do François de Lima Trio e no Rio de Janeiro a data será celebrada no Blue Note Rio com renomados artistas como Mauricio Einhorn, Jane Duboc, Claudio Dauelsbreg, Jessé Sadoc, Indiana Nomma entre outros, que se reunirão para celebrar a data e seus valores. Promover a paz, a harmonia, a diversidade e o diálogo intercultural.
O International Jazz Day foi criado em novembro de 2011. Uma iniciativa da UNESCO em parceria com o Herbie Hancock Institute (antigo Thelonious Monk Institute). Esta parceria designou oficialmente o dia 30 de abril como o Dia Internacional do Jazz para destacar o jazz e seu papel diplomático de unir pessoas em todos os cantos do globo. “O International Jazz Day reúne comunidades, escolas, artistas, historiadores, acadêmicos e entusiastas do jazz em 187 países para celebrar o jazz, aprender sobre o jazz e suas raízes, futuro e impacto; sensibilizar o público para a necessidade de diálogo intercultural e de compreensão mútua; e reforçar a cooperação e comunicação internacional”, informou os organizadores, destacando que todos os anos, no dia 30 de abril, esta belíssima forma de expressão musical internacional é reconhecida por promover a paz, o diálogo entre as culturas, a diversidade, a harmonia, o respeito pelos direitos humanos e pela dignidade, promover a liberdade de expressão e a igualdade de gênero; e combater a violência, o preconceito, a segregação. “O International Jazz Day Brasil, criado em 2018, é uma iniciativa da produtora Teca Macedo da Happening Produções Culturais. O International Jazz Day Brasil reuniu no Blue Note Rio grandes nomes da música brasileira. Zé Renato, Alma Thomas, Carlos Malta, Robertinho Silva, Marcelo Martins, Pandeiro Repique Duo, entre outros”, completa.
MÚSICO
François de Lima começou a tocar aos dez anos, na Banda Mirim de Rudge Ramos, na região do ABC Paulista. Na juventude, integrou bandas de baile e veio a profissionalizar-se tocando em casas noturnas e clubes.
Junto com Proveta e Walmir Gil, formou o Sambop Brass, grupo instrumental que fez bastante sucesso no meio musical paulistano e que é, na verdade, o embrião da Banda Mantiqueira.
Formou também seu grupo François e Banda e com ele realizou apresentações nas unidades do SESC de São Paulo e também no Chile e Uruguai. Integrou, ainda, bandas de renomados músicos brasileiros como, Djavan, Gal Costa, Fafá de Belém, Flora Purim, entre outros.
É sempre chamado para participar de gravações nos melhores estúdios do Brasil. É o primeiro trombone da Banda Mantiqueira, muito elogiado pela criatividade dos seus improvisos e pelo suingue da sua interpretação. (Fonte: http://www.bandamantiqueira.com.br)