Conferência de Saúde vai debater fortalecimento do SUS em Quatis

0

QUATIS

A secretaria de Saúde do município e Conselho Municipal de Saúde promovem nesta terça-feira, dia 26, a Conferência Municipal de Saúde

Que vai debater este ano os temas: “Saúde como Direito”, “Consolidação do Sistema Único de Saúde” e “Financiamento do SUS”. O evento acontece no período de meio dia às 17h30min, no salão paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no Centro da cidade. A conferência reunirá representantes do poder público e de segmentos organizados da sociedade, sendo aberto à participação de todo e qualquer cidadão.

No espaço destinado à apresentação dos eixos temáticos, o tema “Saúde como Direito” será apresentado pela coordenadora de pesquisas no laboratório de vigilância em leishmaniose da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Liliane de Fátima Antônio de Oliveira, que também é doutora em pesquisa clínica e doenças infecciosas, além de especialista em gestão de saúde pública e em saúde da família. Já a enfermeira e especialista em gestão de saúde e auditoria pública Rosa Maria Lages Dias falará sobre o tema “Consolidação do Sistema Único de Saúde”. O tema “Financiamento do SUS” vai ser apresentado pela coordenadora do Fundo Municipal de Saúde de Piraí, Helena Santos Teixeira, mestre em administração.

Para o prefeito Bruno de Souza, o encontro representa mais um instrumento de fundamental importância com o objetivo de garantir o exercício da cidadania aos moradores do município, motivo pelo qual a população deve participar no sentido de contribuir para a definição das políticas públicas na área da saúde pública. “A administração municipal têm ampliado os investimentos no setor, mas sempre existem demandas na área a ser atendidas, daí o papel primordial da participação popular no debate a respeito dos problemas e das ações a serem implementadas”, disse Souza, salientando que No período de setembro a dezembro do ano passado, a prefeitura investiu mais de 17% das receitas na saúde pública. “Este investimento representou um percentual a mais do índice mínimo estabelecido pela Constituição Federal, que é de 15 por cento. Temos a consciência de que estamos investindo no setor, mas ao mesmo tempo reconhecemos que muito ainda precisa ser feito, pois a saúde sempre apresenta demandas, por mais que o poder público resolva os problemas existentes”, explicou.

A programação começa ao meio dia com o credenciamento dos participantes. Já às 13 horas, composição da mesa de abertura, seguida pela leitura do regimento interno do encontro; 13h30min, apresentação dos eixos temáticos; 14h30min iniciam os debates; 15 horas serão realizados os grupos de trabalho16 horas haverá a plenária deliberativa; 16h30min acontece plenária de eleição das delegadas e dos delegados); 17 horas pausa para lanche e 17h30min o encerramento.

Deixe um Comentário