ESTADO
Deputados estaduais, prefeitos, vereadores, universidades e instituições da sociedade civil organizada participarão do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico Jornalista Roberto Marinho, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira, dia 27, das 10 às 12 horas. O debate será no plenário da Casa, onde acontecerá o lançamento do projeto Rio em Números, produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), com o Instituto Fecomércio-RJ de Pesquisas e Análises (IFec).
O objetivo do projeto é analisar indicadores sociais do Estado do Rio de Janeiro em temas relativos à pobreza e desigualdade social; mercado de trabalho; educação; saúde; segurança pública; juventude e políticas urbanas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Estas áreas são consideradas cruciais para a dinâmica e desenvolvimento do estado fluminense, e, por consequência, estratégicas para a elaboração de políticas públicas que ajudem o Rio a retomar a rota do desenvolvimento. “A Fecomércio-RJ é parceira do Fórum de Desenvolvimento do Rio desde a sua criação, e quando soubemos desse projeto achamos importantíssimo que estes indicadores fossem apresentados no Parlamento. Eles certamente vão contribuir neste início de legislatura para mergulharmos nos desafios do estado e definirmos prioridade para avançar”, ressalta o presidente da Alerj e do Fórum, deputado André Ceciliano.
Segundo o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, a proposta não inclui apenas o embasamento técnico de políticas públicas de desenvolvimento, mas também o acompanhamento do andamento destas iniciativas. “O setor do comércio de bens, serviços e turismo é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. É necessário que haja uma compreensão ampla em relação à complexidade e às vocações do setor. Sem falar de sua importância para geração de trabalho, renda e oportunidades para a população fluminense e sobre sua capacidade de adicionar valor à economia estadual e nacional”, explicou,
A utilização de indicadores sociais auxilia no dimensionamento e no acompanhamento das condições de vida e das necessidades da população. O objetivo do “Rio em Números” é reforçar a compreensão de que o desenvolvimento econômico e o pleno aproveitamento das potencialidades locais são indispensáveis para a melhoria efetiva das condições de vida da população. Além disso, a meta é estender este tipo de estudo para compreender e monitorar periodicamente as áreas de interesse, analisando os dados atualizados.
Para a construção destes indicadores, foram utilizadas, dentre outras, as bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – que traz os números atualizados sobre renda, trabalho e educação. Foi possível desagregar os dados por diferentes áreas de abrangência: Estado do Rio de Janeiro, capital, Região Metropolitana e interior.