BARRA MANSA/VALENÇA
Com o propósito de resignificar o trote, realizado por veteranos e calouros nas universidades, o Centro de Ensino Superior de Valença (Cesva/FAA), realiza o primeiro trote solidário. A iniciativa, que começou no dia 4 de fevereiro, tem como foco a arrecadação de alimentos, fraldas, ração e doação de sangue. O encerramento do trote solidário será no dia 28 e o curso que mais obtiver arrecadações receberá uma premiação simbólica. Um dos beneficiados com a ação foi o Hemonúcleo de Barra Mansa, que já recebeu doações de mais de 100 universitários.
Nessa sexta-feira, 22, cerca de 20 alunos compareceram em Barra Mansa para doar sangue. De acordo com a estudante do 7º período de Odontologia, Alice Sodré, várias vans já saíram lotadas de Valença para levar os estudantes até o hemonúcleo. “Me planejei para vir doar na semana passada, porém a van já estava lotada, porque tem muita gente participando. Gostei muito dessa iniciativa da universidade, pois sou de um curso da área da saúde, e acredito que essa conscientização em ajudar o próximo tem que existir”, afirmou.
A universitária do 5º período de enfermagem, Júlia Pires também estava presente e contou que essa é a segunda vez que faz uma doação de sangue. “É a primeira vez que a faculdade realiza essa ação e estou gostando demais, pois todos os cursos estão participando. Vários alunos já vieram doar e mais outros ainda virão. A van está saindo lotada todos os dias da faculdade”, contou.
Segundo a gerente de relacionamentos da FAA, Aline Dias, o objetivo é tirar o foco do trote agressivo e resignificar a interação entre os veteranos e calouro. “Nós temos o objetivo de criar um momento de interação e também um movimento social que irá beneficiar quem precisa”, contou, explicando que o fim das arrecadações será no dia 26 e no dia 28 acontecerá uma festa de encerramento para os estudantes. “Ganhará a equipe que tiver arrecadado mais”, disse.
HEMONÚCLEO AGRADECE
O coordenador do Hemonúcleo de Barra Mansa, Sérgio Murilo Conti, disse as doações são muito bem vindas. “Cerca de uns 100 alunos já estiveram presentes para doar e sem dúvida isso é de grande ajuda, principalmente nessa época festiva. O carnaval é uma época que é propícia a ocorrer acidentes e pouca gente costuma doar, pois querem ir a festas. A nossa proposta é: Antes de cair na folia, doe sangue. Nós agradecemos a iniciativa da universidade”, disse.
Para doar é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis); não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; pesar mais de 50 quilos; não ser usuário de drogas; não estar grávida nem amamentando; estar portando documento oficial com foto.
O Hemonúcleo, que fica na Rua Pinto Ribeiro, 205, anexo à Santa Casa, abastece o estoque de sangue as cidades de Barra Mansa, Valença e Rio das Flores.