>
a voz da cidade 970 x 150 px

Moradores denunciam reservatório de água com vazamentos

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

Moradores da comunidade do morro da Caixa D’água, no bairro Santa Cruz, procuraram o A VOZ DA CIDADE para denunciar um serviço realizado no tanque de água, que segundo os relatos, aconteceu há algumas semanas. De acordo com as reclamações, durante a manutenção foram feitos vários buracos no reservatório, que teria causado um vazamento de água, e, mesmo após tampar os orifícios com cimento, o vazamento persiste.

Segundo os relatos, engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) teriam afirmado que a caixa é segura, mas mesmo assim o vazamento persiste e a comunidade teme ser prejudicada. O tanque tem capacidade para três milhões de litros. Os depoimentos dão conta ainda que o reservatório, após ser perfurado em diversos lugares, recebeu uma pintura com ilustrações. De acordo com os moradores, os desenhos são para disfarçar os vazamentos. O Saae explicou que o serviço foi uma revitalização feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Fundo Comunitário (SMI/Furban), mas descartou o risco de rompimento no tanque.

A moradora Lizandra Moratelli contou que participou de uma reunião realizada na ultima terça-feira, 19, para falar da segurança do tanque, onde estiveram presentes a comunidade e engenheiros do Saae. “Eles falaram que está tudo sob controle e que o tanque não tem risco na estrutura. Mas isso não nos tranquilizou. Eles não nos deram nenhum laudo, disseram que o vazamento é normal, e, não ficou esclarecido o porquê eles fizeram vários buracos na estrutura”, disse.

Segundo uma das lideranças da Rua Nelson Mandela, Carlos Antônio Soares, a comunidade quer que seja realizada uma manutenção do lado de dentro para se sentirem mais seguros. “Esse tanque existe há anos e nunca recebeu uma manutenção, nunca ouvi falar que eles deram uma olhada por dentro e realizaram a fiscalização”, frisou, alertando que a intervenção realizada há menos de um mês, causou mais dano a caixa. “Ela não vazava pelos lados, quando enchia muito transbordava um pouco. Mas agora está vazando água por vários buracos que o próprio Saae provocou”, disse.


O tanque tem capacidade para três milhões de litros – Foto Divulgação

MEDO DO PIOR

O morador Admilson Moreira lamentou a situação e disse que teme por todos. “A caixa está muito rachada, e acho que mandaram pintar para tampar as rachaduras. A população fica com medo de que aconteça alguma coisa. O vazamento está muito claro e fica assim o tempo todo”, lamentou.

Já a moradora Emili de Dá Soares, apontou que a caixa d’água está na comunidade há muito tempo e nunca vazou dessa forma. “Agora ela fica vazando sempre, é como uma parede molhada. Não entendemos o porquê eles realizaram esses buracos e o nosso medo é que isso nos prejudique de alguma forma”, declarou.

Na nota enviada pela assessoria de comunicação do Saae, o órgão informou que já realizou a compra do material para iniciar testes de impermeabilização na parte externa da caixa d’água, que foi construída em concreto armado, e que ela não oferece risco de queda.

você pode gostar

1 Comentário

Lisandra Moratelli 22 de fevereiro de 2019, 13:55 - 13:55

Obrigada ao jornal pela publicação.não nos calaremos até o problema ser resolvido.

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos