VOLTA REDONDA
Moradores da comunidade do morro da Caixa D’água, no bairro Santa Cruz, procuraram o A VOZ DA CIDADE para denunciar um serviço realizado no tanque de água, que segundo os relatos, aconteceu há algumas semanas. De acordo com as reclamações, durante a manutenção foram feitos vários buracos no reservatório, que teria causado um vazamento de água, e, mesmo após tampar os orifícios com cimento, o vazamento persiste.
Segundo os relatos, engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) teriam afirmado que a caixa é segura, mas mesmo assim o vazamento persiste e a comunidade teme ser prejudicada. O tanque tem capacidade para três milhões de litros. Os depoimentos dão conta ainda que o reservatório, após ser perfurado em diversos lugares, recebeu uma pintura com ilustrações. De acordo com os moradores, os desenhos são para disfarçar os vazamentos. O Saae explicou que o serviço foi uma revitalização feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e o Fundo Comunitário (SMI/Furban), mas descartou o risco de rompimento no tanque.
A moradora Lizandra Moratelli contou que participou de uma reunião realizada na ultima terça-feira, 19, para falar da segurança do tanque, onde estiveram presentes a comunidade e engenheiros do Saae. “Eles falaram que está tudo sob controle e que o tanque não tem risco na estrutura. Mas isso não nos tranquilizou. Eles não nos deram nenhum laudo, disseram que o vazamento é normal, e, não ficou esclarecido o porquê eles fizeram vários buracos na estrutura”, disse.
Segundo uma das lideranças da Rua Nelson Mandela, Carlos Antônio Soares, a comunidade quer que seja realizada uma manutenção do lado de dentro para se sentirem mais seguros. “Esse tanque existe há anos e nunca recebeu uma manutenção, nunca ouvi falar que eles deram uma olhada por dentro e realizaram a fiscalização”, frisou, alertando que a intervenção realizada há menos de um mês, causou mais dano a caixa. “Ela não vazava pelos lados, quando enchia muito transbordava um pouco. Mas agora está vazando água por vários buracos que o próprio Saae provocou”, disse.
MEDO DO PIOR
O morador Admilson Moreira lamentou a situação e disse que teme por todos. “A caixa está muito rachada, e acho que mandaram pintar para tampar as rachaduras. A população fica com medo de que aconteça alguma coisa. O vazamento está muito claro e fica assim o tempo todo”, lamentou.
Já a moradora Emili de Dá Soares, apontou que a caixa d’água está na comunidade há muito tempo e nunca vazou dessa forma. “Agora ela fica vazando sempre, é como uma parede molhada. Não entendemos o porquê eles realizaram esses buracos e o nosso medo é que isso nos prejudique de alguma forma”, declarou.
Na nota enviada pela assessoria de comunicação do Saae, o órgão informou que já realizou a compra do material para iniciar testes de impermeabilização na parte externa da caixa d’água, que foi construída em concreto armado, e que ela não oferece risco de queda.
1 Comentário
Obrigada ao jornal pela publicação.não nos calaremos até o problema ser resolvido.