ITATIAIA
O Ministério do Turismo lança nesta quinta-feira, dia 21, a campanha “Turistando nos Parques do Brasil” e um dos principais atrativos turísticos fluminenses e da região estará em destaque. Ao lado da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o Parque Nacional do Itatiaia será o foco de ação para incentivar atividade turística nas unidades de conservação natural do país.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, fará às 19 horas, uma transmissão ao vivo de lançamento da campanha com a presença de influenciadoras digitais especializadas em turismo. O grupo apresentará aos internautas os vídeos promocionais de incentivo à visitação turística nos parques nacionais do Brasil. Os dois primeiros episódios exibem as belezas naturais, atrativos e serviços nos Parques Nacionais do Itatiaia e da Chapada dos Veadeiros.
No encontro com as blogueiras Lívia Lopes, de Brasília, e Vivian Telles, do Rio de Janeiro, o ministro vai debater sobre a importância da estruturação dos atrativos naturais para os mercados doméstico e internacional, além de ouvir os detalhes das experiências vividas por elas no Parque Nacional do Itatiaia.
Elas visitaram o PNI e transmitiram o passeio turístico pelos perfis @liviajando e @vivianctelles no Instagram. “Quanto mais se conhece, mais se deseja preservar, e a visitação turística é uma das melhoras formas de conhecimento”, diz Lívia Lopes. Por sua vez, o ministro Marcelo Álvaro disse que é “a vocação do turismo: emprego, renda e preservação”.
Para o secretário de Turismo de Itatiaia, Alexandre Resende, a campanha será muito positiva para o Parque Nacional do Itatiaia, porque ajudará a divulgar suas belezas naturais em todo o país. “E isso é muito importante principalmente agora nesse momento da concessão que certamente vai trazer muitas melhorias na sua estrutura, em especial nos acessos aos pontos turísticos ,além é claro da implantação de restaurantes. O Parque Nacional do Itatiaia é um importante patrimônio natural e quem o conhece gosta e retorna e divulga para outras pessoas”, informa apostando no fluxo de novos visitantes na cidade. “Podemos dizer que essa campanha com certeza ajudará a despertar ainda mais o interesse dos brasileiros pelo parque , ajudando assim a movimentar essa atividade turística de visitação e a sua preservação”.
VISITANTES
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), indicou que em 2018 as unidades de conservação nacionais receberam 12,4 milhões de visitantes – 1,7 milhão a mais que no ano anterior. Após recente concessão de serviços, o PNI terá ainda R$ 17 milhões em investimentos no apoio ao turista, com o objetivo de melhorar a recepção dos visitantes.