VOLTA REDONDA
Para melhorar a segurança do cidadão do Sul do Estado, o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) desenvolveu recentemente pesquisas para orientar sobre delitos contra o patrimônio, verificando, nas residências pesquisadas, o que havia de comum entre elas, para saber o que nelas gerava atratividade para criminosos. Os resultados dessa pesquisa, que estão disponíveis em uma cartilha na página do Facebook da unidade, serviram de base, entre outros estudos, para as informações constantes neste trabalho. O 28° BPM, que hoje é responsável pela segurança de Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro, é comandado pela tenente-coronel Luciana Rodrigues de Oliveira.
“Este pequeno manual traz informações básicas necessárias para uma boa prevenção por parte de cada cidadão, seja nos espaços públicos ou privados nos quais convive e, principalmente, sobre os quais pode e deve ter influência, para melhorar a segurança de todos”, explica o equipe do batalhão, por meio de nota.
Segundo eles, a maior parte das medidas propostas são simples e não requerem gastos, pois se sugere acima de tudo mudanças de atitudes que oportunizam a ocorrência do delito. “Na pesquisa, 48% dos entrevistados admitiu que a estrutura da sua residência permitiu a ação do criminoso e 36% afirmaram que atitudes suas dos moradores da residência vitimizada facilitaram a ação do criminoso”, assegurou.
Entre as dicas de prevenção que se encontram no manual, estão: ‘Noções Básicas’, que são sugestões de providências que devem ser tomadas, visando reduzir a probabilidade do acontecimento de delitos; ‘O espaço privado – sua primeira linha de defesa’, pensar na casa como uma série de perímetros de proteção que você coloca entre o que você quer proteger e o delinquente; entre outras dicas.