VOLTA REDONDA
Na próxima quarta-feira, dia 04, o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense estará realizando uma votação sobre a proposta das empresas que retiram direitos dos trabalhadores. De acordo com a direção da entidade sindical, após inúmeras reuniões e tentativas no sentido de avançar nas negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, o Sindicato decidiu levar para votação a proposta feita pelo Sindicato Patronal (Metalsul). Considerada indecente pelos sindicalistas, a proposta oferecida é um reajuste salarial de 5% e a retirada da PLR e do cartão alimentação (cesta básica).
Segundo informou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Silvio Campos, até o momento o Sindicato vem recusando as propostas apresentadas que tiram direitos dos trabalhadores e agora quer confirmar a insatisfação dos trabalhadores das empresas ligadas ao Metalsul através de votação. Ainda de acordo com o presidente, além de não pagarem o reajuste salarial, acordado no ano passado, as empresas insistem em manter a proposta de retirar o cartão alimentação dos trabalhadores, assim como também a PLR. Lembrou que a Metalúrgica Barra Mansa (MBM), AGM, GEMOR e AAbreu estão entre as empresas que insistem em retirar direitos dos trabalhadores.
A votação, de acordo com Silvio Campos, vai acontecer nas sedes do Sindicato. Em Volta Redonda, na Rua Gustavo Lira, 9, Centro; em Barra Mansa, na Rua Ary Fontenelle, 362, no bairro Estamparia; em Resende, na Rua Dr. Tavares, 80, no Centro. O horário é das 17h às 18 horas. Vale lembrar que as empresas com mais de cinquenta funcionários vão votar no início do expediente, na portaria de cada empresa.
CONVOCANDO
O presidente do Sindicato convocou também os trabalhadores para participarem das Assembleias Gerais Extraordinárias, que serão realizadas no próximo dia 3, das 17h às 18 horas, na subsede de Barra Mansa, na Rua Ary Fontenelle, 362, Estamparia, Barra Mansa. Participam empregados das empresas de Barra Mansa e Quatis com menos de 50 funcionários. E para os funcionários das empresas de Volta Redonda e Pinheiral, com menos de 50 empregados, na Rua Gustavo Lira, 9, Centro, Volta Redonda. Já os trabalhadores de Resende, Itatiaia e Porto Real, com menos de cinquenta empregados devem votar na subsede de Resende, na Rua Dr. Tavares, 80, Centro. Para as empresas, com mais de 50 trabalhadores a votação será realizada no inicio do expediente na portaria da empresa.
Os funcionários deverão discutir sobre discussão e deliberação da proposta apresentada pelo Sindicato Patronal para a revisão salarial normativa de 2017/2018. Em caso de rejeição da proposta apresentada pelo Sindicato Patronal, será deflagrada greve. Vale lembrar que, a deflagração da greve acontece a partir de 48 horas, após notificação da empresa.