BARRA MANSA
As obras de revitalização da Rua Jarbas Cansado, no bairro Santa Rita da Dutra, na Região Leste, foram entregues na noite de quarta-feira, 12, pelo prefeito, Rodrigo Drable. Estiveram presentes também o subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, e, os vereadores Zé Abel e Elias do Corbama, que prestigiaram a entrega dos serviços. Há cerca de oito meses parte da via pública cedeu em função da erosão provocada pelas chuvas e a ação do tempo. Com o problema, a rua teve de ser interditada.
Segundo o subprefeito, Marco Chiesse, a localidade não passava por manutenção há mais de 20 anos. “Construímos um muro de contenção e caixas de drenagem de águas pluviais. Também realizamos a limpeza dos bueiros, alargamos a pista, patrolamos e colocamos escória na rua. Nos pontos mais críticos foi realizada a operação tapa buraco”, falou.
Marco comentou ainda que veículos abandonados ao longo da rua foram rebocados. “Com isso, evitamos o acúmulo de água parada, fator preponderante à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, Chikungunya e Zika vírus. A operação beneficiou diretamente 100 moradores da Rua Jarbas Cansado. As melhorias estão acontecendo por toda a Região Leste, local que concentra cerca de 40 mil m oradores”, concluiu.
Foi realizada também a vistoria na iluminação pública, a pintura dos postes de energia elétrica, a recuperação e pintura dos meios fios, a revitalização do campo de futebol e dos brinquedos existentes na Rua Jarbas Cansado.
O prefeito destacou o esforço da equipe que realizou a obra de revitalização da região e aproveitou para conversar com os moradores. “Essa área estava abandonada há muitos anos e exatamente onde estamos fizemos um grande muro de contenção, pois essa rua estava caindo e levando as casas do bairro embora. Esse serviço foi feito com nossa própria mão de obra, a equipe do Marcos Chiesse, da Subprefeitura que criamos aqui na Região Leste. Esse aqui foi um problema gravíssimo e superado com a nossa equipe, com boa vontade, determinação e compromisso para resolver”, disse.
Maurício Henrique, aposentado de 70 anos, morador do bairro há 50, disse que nunca viu uma obra desse porte na região. “A obra é ótima, agora podemos passar pro outro lado do bairro com segurança. Moro aqui desde os 20 anos de idade e nunca vi o bairro assim, com a iluminação e segurança”, destacou.
Marina Silva Carvalho, de 68 anos, também moradora há muitos tempo de Santa Rita da Dutra e alega que muitos governos vieram à comunidade, mas nunca retornaram para realizar os reparos. “É o primeiro governo que veio, viu nossa situação e realizou essa maravilha de obra. Agradeço muito ao prefeito. A gente não conseguia ir à missa com segurança ou levar as crianças para escola. Hoje estou muito satisfeita e feliz”, concluiu.