VOLTA REDONDA
O Centro de Zoonoses iniciou sábado, dia 23, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na cidade. A imunização é gratuita e acontece das 8h às 17horas em 37 postos espalhados pelos bairros. Foram mobilizados cerca de 300 profissionais, entre médicos veterinários, agentes de saúde, agentes de endemias, estudantes de medicina veterinária e voluntários. A expectativa é vacinar, aproximadamente 24 mil animais. O próximo e último dia da ação acontece sábado, dia 30.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Dr. Alfredo Peixoto, destacou algumas recomendações aos donos dos animais. “Os animais podem ser vacinados a partir do 3º mês de vida. É importante que todos levem seus cães e gatos para que a cobertura vacinal seja a maior possível, lembrando que a vacina não tem contraindicações para fêmeas lactantes ou prenhas”, destacou o secretário.
A pedagoga Bianca de Souza Torres já tinha levado sua cadelinha Mel, de 3 anos, para ser vacinada e fez uma boa ação para seu vizinho, que não pode se locomover, levando a gata Pretinha para também ser imunizada. “Eu já tive gatos e sei que alguns não gostam da vacina e acabam arranhando, então a gente os coloca em frente a uma árvore, porque assim eles se seguram e não arranham”, comentou Bianca.
Raiva animal
Conforme registros do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), há mais de 20 anos não existe um caso de raiva animal em Volta Redonda. A doença não tem cura, por isso a importância das campanhas de prevenção. O CCZ orienta para que se evite que o animal seja levado por uma criança à vacinação, para evitar acidentes.