VOLTA REDONDA
Com a ideia de unir a performance musical com a formação artística do público, o Quarteto de Cordas da UFF se apresenta nesta sexta-feira junto com Projeto Cidade da Música no Hotel Bela Vista. A apresentação tem início às 19 horas, com entrada franca e a classificação livre.
O Quarteto de Cordas da UFF, formado pelos músicos Tomaz Soares (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Nayran Pessanha (violista licenciado), Jessé Pereira (violista convidado) e David Chew (violoncelista), irá contribuir com uma apresentação voltada para o público jovem de escolas municipais, no Salão Branco do Hotel Bela Vista. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
O Volta Redonda Cidade da Música é um projeto de inclusão social por meio da música, usando-a como forma de ampliar a educação na rede municipal. A partir dele, o acesso ao ensino musical torna possível o desenvolvimento, em jovens e crianças, de habilidades cognitivas e sensoriais, além de despertar do interesse por diversas áreas de conhecimento e da arte. Objetivos como educar através da musicalização e influenciar de forma positiva o desenvolvimento humano, a sensibilidade e a criatividade são os que guiaram a continuidade do projeto, que já existe desde de 1974.
Programa
Antonin Dvorak (1841-1904)
Quarteto de Cordas em Fá Maior, OP.96, I. Allegro ma non troppo, II. Lento, III. Molto Vivace, Finale: Vivace ma non troppo
Tom Jobim (1927-1994)/ Vinícius de Morais (1913-1980)
Eu sei que vou te amar, (Arranjo para Quarteto de Cordas – Luiz Fernando Zamith)
Pixinguinha (1897-1973)/ João de Barro (1907-2006)
Carinhoso, (Arranjo para Quarteto de Cordas – Luiz Fernando Zamith) 4’
Astor Piazzolla (1921-1992)
Tango Ballet, para quarteto de cordas 14’, I. Titulos, II. La calle, III. Encuentro – Olvido, IV. Cabaret V. Soledad, VI. La calle”
Ernst Mahle (1929)
Suite Viajando pelo Brasil 6’, I. Eu não vim para ficar (Maranhão), II. São João Dararão (PiauÌ), III. Menino Vá Dormir (Sergipe), IV. Meu Guriabá (Alagoas), V. Eh, Morena (Minas), VI. Jacaré (São Paulo).