Consciência Negra celebra memória da luta pela igualdade racial

Por Franciele Aleixo

BARRA MANSA

Hoje é celebrado o dia da Consciência Negra, a data é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira.

Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes. Além disso, tem o intuito de conscientizar a população para a importância desse povo na formação social, histórica e cultural do país.

Para o gerente da Gerência de Promoção da Igualdade Racial, (Gepir), Walmiro Fabiano, a data foi inicialmente um movimento que negros fizeram buscando melhorias nas condições de vida. “Essa data representa Zumbi dos Palmares, no final da década de 90 o movimento negro se fortaleceu e se transformou em políticas públicas, visando à equidade e a inclusão. Através deles conseguimos implantar o estatuto da igualdade racial, a lei 10.639 e a criação da Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir)”, destaca, informando que no dia 9 de janeiro de 2003, a Lei Federal 10.639 instituiu o ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, no calendário escolar. Desta maneira, o ensino da cultura afro-brasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Em Barra Mansa, Walmiro destaca que além dos eventos pontuais, neste ano foi realizado o segundo seminário de relações étnicos raciais na escola. “Na ocasião, utilizamos os professores da rede para disseminar o conhecimento para os alunos. A sociedade civil organizada, também é bem atuante como o projeto Fuzuê Cultural, onde a juventude negra busca o todo, a quebra de paradigmas, além disso, através da parceria com a Fundação de Cultura, realizamos o projeto AfroSaberes, que vai a escola debater vários temas, e realizar seminários, rodas de conversa de onde saem propostas para execução de metodologias visando melhorar a problemática do município”, completa.

Destaque

Barra Mansa é uma das três cidades do estado que fazem parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), através dele, participa de editais e tem prioridade na conquista de verbas destinadas a causa negra. Fazem parte São João de Meriti e Niterói. “Só conseguimos entrar no Sistema por conta da atuação do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial (Comuppir) e a participação direta do prefeito Rodrigo Drable e da vice Fátima Lima, nas ações para a adesão do Sinapir”,

Programação

Hoje- 17 horas- Roda de Conversa, Lançamento do livro do escritor barra-mansense Gabriel Sanpêra, exposição Afrotográfica de Bruna Barcelon e apresentações do Coeltivo Encrespar, OINC e Projeto Fuzuê. Todas as atividades acontecem na Estação das Artes com entrada franca.

Dia 22- 19 horas- Entrega da medalha Zumbi dos Palmares na Câmara Municipal.

Dia 23- 19 horas- Afrosaberes- Cine Debate. Local: CEI

Dia 25- 10 horas-Feira Afro no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco.

Dia 29- 8 às 17 horas- Projeto Jovens Fazendo Sucesso e Seminário ‘Mulher negra e Juventude negra’. Centro Universitário de Barra Mansa.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos