O vereador Washington Uchôa (PRB) entregou nesta semana uma Moção de Congratulações e Aplausos a um grupo de alunos do curso técnico de Mecatrônica do Instituto de Cultura Técnica (ICT). Os homenageados foram Daniel Rodrigues Araújo, Davi Freitas do Carmo, Lucas Barbosa de Sousa Oliveira, Luiz Henrique Paschoal Lopes e Pedro Campos Toledo. Eles fizeram um trabalho de conclusão do curso técnico de Mecatrônica, apresentado na Expo ICT 2018. Foi o projeto “Sistema de Acessibilidade para Pedestres Portadores de Deficiência Visual”.
O vereador é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso no Legislativo. Pastor Washington falou que o trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto cuja função principal seria auxiliar pessoas com deficiência visual ou com dificuldades significativas para enxergar, na travessia das vias, proporcionando segurança, autonomia e inclusão. “Fico feliz em ver jovens preocupados com o bem estar de pessoas com deficiência”, disse.
A ideia do projeto é um semáforo automatizado, adaptado, conectado via Bluetooth a uma bengala, informando as cores relativas ao seu estado (verde, vermelho ou amarelo). A bengala teria um manual, em braile, esclarecendo seu uso e funcionamento. “O grupo merece nossos aplausos, assim como o coordenador técnico de Mecatrônica, Paulo Fleming, que os orientou, o professor Felipe Teixeira, e o diretor presidente e dono do ICT, Claudio Menchise, pela demonstração de sensibilidade a essa situação referida no tema do projeto escolhido e pela ideia propriamente dita. Merecem nossa admiração e respeito”, finalizou o parlamentar, acrescentando que os alunos estão concorrendo ao Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos.