BARRA MANSA
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável passará a monitorar a zona rural com apoio de um drone a partir de 2019. Por conta da mudança, os guardas ambientais Fabiano Moura e Carlos Valério, participaram nos dias 20 e 21, do curso de mapeamento por drone em área rural. O treinamento foi realizado na Fazenda São Genaro, no bairro São Genaro, e promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, o novo equipamento dará agilidade a inúmeros serviços, como mapeamento e manejo de áreas rurais e a fiscalização de terrenos visando à verificação da legislação ambiental. “É uma grande ferramenta de trabalho que vai nos auxiliar, inclusive, nas vistorias topográficas e em áreas eventualmente prejudicadas por queimadas ou fenômenos da natureza”, disse o secretário destacando que o equipamento possibilitará a otimização dos serviços, com informações precisas em curto espaço de tempo.
Já segundo Fabiano Moura, um dos serviços que serão facilitados com a aquisição do drone, é a caça predatória e as intervenções em faixa marginal de proteção. Ele ainda afirma que o ambiente de trabalho da secretaria está passando por um momento de reestruturação. “O mobiliário antigo foi substituído trazendo maior conforto e mobilidade para os servidores do órgão. Um local de trabalho arrumado e organizado é um estímulo ao trabalhador, que atua com mais organização e acaba aumentando a sua produtividade”, concluiu.