A Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), promove em todas as unidades de saúde a oferta de preventivos contra o câncer do colo do útero e solicitação de mamografia, para diagnóstico do câncer de mama neste sábado. A ação conta ainda com atualização da carteira de vacinação de crianças e adultos, orientações e palestras. Beneficiários do programa federal Bolsa Família também devem comparecer para o acompanhamento nutricional obrigatório, mais conhecido como pesagem. O evento acontece das 8 às 17 horas.
Atualmente, o Hospital do Câncer de Barra Mansa (Oncobarra), situado na Rua Santos Dumont, 165 – Centro, atende a 326 pacientes portadores de câncer de mama de vários municípios da região. Desse total, 71 são barra-mansenses. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2018 é de 59.700 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, para atender essa demanda, a prefeitura intensificou o suporte ao hospital, aumentando em 200% a oferta no serviço e tratamento aos pacientes. “A cidade está fazendo uma revolução no tratamento ao câncer, se tornando referência na Região Sul Fluminense. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce, pois aumenta em 95% a chance de cura da doença”, destacou.
Segundo a coordenadora do PAISMCA, Williana Brito, a idade de risco para o câncer de colo do útero é de 25 a 64 anos. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar anualmente a mamografia. “A incidência maior do câncer de mama é em mulheres de 50 a 69 anos, mas diversos outros fatores podem desencadear a doença precocemente, por isso, é importante sempre fazer o autoexame e se consultar regularmente”, completou.
Desde o início do mês, diversas atividades estão sendo intensificadas nas unidades de saúde. Um delas é a realização de teste rápido para detectar a sífilis. Ainda em outubro, em dias específicos, as unidades de saúde estão funcionando em horários alternativos. Algumas abrem às 6 horas e outras ampliam o funcionamento até às 20 horas com o intuito de atender as mulheres que exercem atividades profissionais, e que não têm tempo durante o dia.
PESAGEM DO BOLSA FAMÍLIA
Neste sábado, numa parceria entre as secretarias de Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos, através da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), os usuários do programa federal Bolsa Família também estão sendo convocados para a segunda vigência do acompanhamento nutricional obrigatório. As crianças menores de sete anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos devem comparecer a uma das unidades de Saúde no horário das 8 às 17 horas. As crianças devem apresentar a carteira de vacinação em dia. Já às mulheres, o documento exigido é o cartão do Bolsa Família. As grávidas devem levar a carteirinha da gestante.
De acordo com a coordenadora da ATAN, Jilliane Resende Cristino, os beneficiados do Programa Bolsa Família devem passar por esse acompanhamento pelo menos duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. “A cada seis meses os beneficiados tem que procurar uma unidade de saúde e realizar o acompanhamento como um dos requisitos para continuar recebendo o benefício”, afirma, ressaltando que o atendimento faz parte de algumas obrigações que os beneficiados têm que cumprir, caso contrário podem ter o benefício suspenso.
Jilliane destaca que aproximadamente 4,7 mil famílias recebem o Bolsa Família em Barra Mansa. A agenda de saúde do programa federal no Sistema Único de Saúde (SUS) compreende a oferta de serviços para a realização de pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil (que inclui a pesagem) e imunização. Além do acompanhamento nutricional realizado duas vezes ao ano, os outros requisitos para manter o Bolsa Família são: atualização do calendário de vacinação infantil, matrícula de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola, frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos) e recadastramento dos dados a cada dois anos no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O acompanhamento acontece até dia 14 de novembro, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas.
PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA
22/10 (segunda-feira)
9 horas – Espaço Reviver (Rua Pedro Vaz, nº 57, Centro) – Sala de Sensibilização Outubro Rosa, com a assistente social Ariadina Schaeffer, usuárias do serviço e familiares, e Ambulatório de Álcool e Outras Drogas
23/10 (terça-feira)
Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa)
25/10 (quinta-feira)
9 horas – Hospital da Mulher – Sala de Sensibilização Outubro Rosa
30/10 (terça-feira)
Horário Alternativo (Consulte o horário de funcionamento da unidade mais próxima de sua casa).
31/10 (quarta-feira)
9 horas – Sala de Sensibilização Outubro Rosa – Hospital da Mulher
Encerramento da campanha em todas as unidades com atividades diversas