VOLTA REDONDA
Uma das principais pautas de campanha de Benevenuto Santos (Avante) é investir no crescimento de Volta Redonda, assim como de todo o Sul Fluminense. O professor universitário defende que o perfil do parlamentar, no âmbito federal, precisa ir muito além da figura que só indica obras, por exemplo. “É preciso ter preparo e conhecimento para apresentar bons projetos de Lei, que viabilizem oportunidades à população e melhorias na região sob aspectos econômicos, principalmente”, observa Benevenuto, que tem experiência e formação complementar em Administração Pública e Economia, além de ser advogado.
Segundo ele, Volta Redonda tem potencial para se transformar em um verdadeiro polo de tecnologia, pois possui profissionais de diversas áreas, mas que precisam migrar para outras localidades, por não existir mercado de trabalho. “Precisamos aproveitar o acervo de técnicos, professores e pesquisadores que temos. Falta isso para Volta Redonda, que tem vocação tecnológica e não só de mão de obra. Por isso, vamos trabalhar para investir em tecnologia de serviços”, afirma o candidato, que propõe ainda o funcionamento das escolas em tempo integral, com cursos técnicos de ciência e tecnologia de ponta.
Ele aponta que desde o ensino infantil é necessário apoio e investimentos da União, como também no Superior. Benevenuto destacou que, se eleito, chamará as universidades para preparar os estudantes para a inserção no mercado de trabalho. “E fazer ainda um pacto para que à medida em que tenha curso de Ensino Superior para ingressar no mercado de trabalho, uma verdadeira mobilização em função de promover oportunidades para a conquista do primeiro emprego”, frisou o professor.
Presidente do Avante-VR, Benevenuto Santos lembra que o partido é o antigo PTdoB e que a liderança da executiva estadual busca a atuação mais autônoma da sigla, que até então tem histórico de participação como auxiliar. “O Avante não tem tendência governista. O partido segue uma linha de centro-esquerda e fechou aliança com o presidenciável Ciro Gomes (PDT)”, explica o professor, que destaca ser desejável o entrosamento entre os poderes Legislativo e Executivo. Entre as propostas alinhadas entre eles, por exemplo, é com relação ao combate de privilégios da administração pública.
Outro aspecto pautado pelo candidato como prioridade é o saneamento básico. Segundo Benevenuto, existe uma dívida secular do governo com o cidadão nessa questão de investimento em tratamento de esgoto. “Além do reflexo de melhoria na saúde, com atenção nessa área podemos gerar muitos empregos na realização de obras”, enfatiza. Ainda sobre geração de empregos, ele avalia também que uma das maneiras para dar oportunidade a milhares de trabalhadores é reativando obras paradas em todo o Rio de Janeiro.
O candidato que disputa uma cadeira na Câmara dos Deputados analisa que a cobrança de impostos sobre lucros e dividendos é o caminho eficaz para a redução da desigualdade social e equilibrar as contas públicas. Por outro lado, buscar a redução de juros de créditos a pequenas e médias empresas é uma alternativa para melhorar a circulação econômica local.