Comunidade do Vila Coringa é enaltecida durante reinauguração do Cras

Por Andre

BARRA MANSA

Cerca de 300 pessoas participaram na manhã de ontem da reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Penaforte, no bairro Vila Coringa. A nova sede fica na Rua Francisco Rodrigues Leite e a reforma foi uma iniciativa da comunidade, através da Associação de Moradores, junto com a Secretaria de Assistência Social, com apoio do vereador Gustavo Gomes (PDT). Na ocasião, governistas fizeram questão de enaltecer o desempenho e atitude da comunidade e o prefeito, Rodrigo Drable (PMDB), afirmou que só será possível melhorar Barra Mansa com a ajuda da população. “Gostaria que essa atitude se multiplicasse. Temos um povo forte e se trabalharmos juntos conseguiremos muito mais”, garantiu.

O prefeito, que estava acompanhado do deputado federal Deley de Oliveira (PDT), agradeceu a família Penaforte e a comunidade. “Barra Mansa tem um problema muito maior do que um telhado quebrado e nós só vamos conseguir com a ajuda de vocês. Estamos fazendo de tudo dentro dos poucos recursos que temos para levantar e melhorar o nosso município. Esses dias recebi a notícia de que algumas praças foram depredadas. Esse não é o caminho certo, preciso que vocês colaborem, ajudando, preservando, denunciando quem comete tal atrocidade, para que possa sobrar recursos que beneficiarão vocês mesmos”, citou, frisando o carinho e admiração com o trabalho realizado no local.

Segundo a prefeitura, o CRAS Penaforte é o maior e o primeiro de Barra Mansa. Construído em 2006, atende 17 bairros do município (Água Comprida, Centro, Jardim Central, Jardim Vista Alegre, Jardim Aiuruoca, Loteamento Belo Horizonte, Loteamento Sofia, Morro do Cruzeiro Roberto Silveira, Santa Izabel, Verbo Divino, Vila Brígida, Vila dos Remédios, Vila Nova e Vista Alegre).

“Com a reinauguração ele passa agora atender também a região do Ari Parreira, Ano Bom, que antes era atendida no bairro Getúlio Vargas”, contou o vereador Gustavo Borges, falando também do trabalho da comunidade.

A secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, lembrou que os centros foram montados em bairros de maior vulnerabilidade, com problemas sociais. “Queremos aproveitar o espaço para fazer trabalhos ao lado da comunidade e a do Vila Coringa está de parabéns pela dedicação e pela união, por ajudar a transformar a vida de muitas pessoas”, ressaltou, lembrando que além do CRAS localizado na Vila Coringa, outros bairros também são contemplados com uma sede própria: Getúlio Vargas, Paraíso de Cima, São Pedro, Siderlândia e Vila Natal.

Para o jornal A VOZ DA CIDADE, o presidente da Associação dos Moradores do bairro Vila Coringa, Nivaldo Viana, exaltou o trabalho dos moradores. “O imóvel estava totalmente abandonado, com barro, paredes sem embolso, terra e mato. Então a diretoria da associação de moradores junto com a comunidade adquiriu doações, pedindo apoio à Promoção Social e começamos a fazer a obra. Solicitamos também ajuda do vereador Gustavo Gomes que de prontidão se dispôs com materiais e mão de obra para auxiliar a reforma. Agradecemos também ao Ilson do Bar, que coordenou todo o projeto e parabenizamos aos nossos jovens que também abraçaram a ideia”, disse Nivaldo.

Luiz Henrique dos Santos, de 21 anos, mora no bairro desde que nasceu. Ele faz parte dos cerca de 30 jovens que ajudaram no mutirão para arrumar o CRAS, chamados de ‘Meninos de Ouro’. “Não basta ver o que está acontecendo e cruzar os braços. Aqui, literalmente, vestimos a camisa juntos com os demais apoiadores. Se não fizéssemos isso, não tem como nem ter uma previsão de quando seria feito e o serviço continuaria sendo realizado lá no antigo espaço, que era alugado”, concluiu.

DIVERSAS ATIVIDADES

Com o objetivo de fortalecer vínculos familiares e comunitários através de políticas públicas, o CRAS oferece diversas atividades, como visitas domiciliares, acompanhamento familiar e grupos de convivência. O Centro de Referência de Assistência Social é a porta de entrada da Assistência Social em Barra Mansa, atendendo pessoas de todas as idades, desde crianças e jovens até a terceira idade.

Atividades artísticas, culturais e esportivas são realizadas nos centros, como uma forma de intervenção social planejada. “Os serviços oferecidos criam situações desafiadoras, além de estimular e orientar os usuários na construção e reconstrução de suas histórias de vidas, tanto individuais quanto familiares”, explicou Cátia Batista.

Programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Cidadão Legal e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) também são oferecidos para a população através dos centros.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos