Sul Fluminense
Amanhã será comemorado o Dia da Independência do Brasil (196 anos) e as cidades da região prepararam uma programação especial para os munícipes. Angra dos Reis, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real, Resende e Volta Redonda realizarão os tradicionais desfiles. Já em Barra Mansa a cerimônia não será realizada, mas segundo informações da prefeitura, por meio de sua assessoria, a data será lembrada na ocasião do tradicional desfile de 3 de outubro, ocasião em que será comemorado os 186 anos.
ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, promoverá às 9 horas, na Avenida Júlio Maria, o tradicional desfile cívico com a participação de diversas autoridades, dentre elas o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (MDB), e seu vice, Manoel Cruz Parente, secretários municipais e o comandante do Colégio Naval, capitão-de-mar-de-guerra Emerson Augusto Serafim. Ao todo, desfilarão pela Avenida Júlio Maria 55 instituições, como escolas das redes municipal, estadual e particular, autoridades de segurança pública, integrantes de projetos sociais e esportistas do município.
ITATIAIA
Na cidade o dia será comemorado com a cerimônia cívica de Hasteamento das bandeiras Nacional, do Estado e do município, que acontecerá no Paço Municipal Campo Belo, sede da prefeitura, no Centro. A solenidade, marcada para às 8 horas, contará com as presenças de autoridades municipais e militares, além de pelotões da bandeira das unidades escolares, membros da Guarda Civil Municipal, representantes das Secretarias Municipais e do público em geral.
PINHEIRAL
Em Pinheiral, os moradores contarão com uma programação especial. Além do desfile cívico tradicional das escolas do município, que acontecerá em dois dias, amanhã e sábado, a partir das 8 horas, na Rua Nini Cambraia, no Centro, a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, realiza a “Festa da Independência”, que começou ontem e segue até domingo, nas praças Brasil e Teixeira Campos, no Centro.
A Festa da Independência contará com food trucks, música ao vivo e Encontro de Motociclistas. Hoje, a festa ficará por conta da banda “Os Velhos”. No sábado, o evento começará às 15 horas com o Encontro de Motociclistas e o show ficará por conta de “Felipe Torres”. A noite, no mesmo dia, será a vez do show do músico “Ronielle”. No domingo, o evento começará às 14 horas com DJ na praça e às 21 horas, show com o músico “Gustavo Sabença”, que fechará o final de semana festivo. “A população de Pinheiral vai poder assistir com as suas famílias o tradicional desfile cívico nas ruas da nossa cidade neste evento de patriotismo em comemoração a Independência do Brasil”, disse o prefeito, Ednardo Barbosa (MDB).
PORTO REAL
O Dia da Independência será celebrado com a execução dos hinos Nacional, da Independência e do Município em sete escolas. O ato cívico acontecerá pela manhã. Além disso, cada unidade preparou uma atividade especial, a conferir: A E.M. Sebastião Barbosa de Almeida fará um discurso sobre a importância do dia 07 de setembro, às 8 horas. A E.M. Marina Graciani Fontanezzi fará um jogral sobre a Independência do Brasil e apresentará a música: Herdeiros do Futuro, às 8 horas. Na E.M. Profª Eliana Provazi será exibido além de um vídeo informativo, um discurso sobre a importância da data, às 9 horas.
Já na E.M. Hortência Nogueira, a partir das 7 horas, fará a Marcha da Independência contra a dengue e formação do Pelotão da Bandeira. Também com a formação do Pelotão da Bandeira a E.M. Cruz e Souza fará sua atividade, a partir das 9 horas.
Na E.M. José Ferreira da Silva terá uma exposição de trabalhos que poderá ser visitado a partir das 9 horas. Também acontecerá a releitura de obras de arte sobre a Independência do Brasil, exibição de cartazes sobre o “Brasil que eu quero” e a releitura imagética do Hino Nacional. Por fim, a unidade escolar CIEP Brizolão 487 – Oswaldo Luiz Gomes, fará um discurso sobre a importância do 7 de Setembro. O evento está marcado para às 9 horas.
QUATIS
As comemorações estão sendo realizadas desde o começo desta semana através de atos cívicos nas escolas e creches municipais. A Secretaria de Educação informou que os dias e horários de realização das atividades variam de unidade para unidade, mas entre as ações comuns estão o hasteamento da Bandeira Nacional acompanhada pela execução do hino nacional brasileiro, do hino da Independência e do hino oficial de Quatis, além de trabalhos feitos pelos próprios estudantes, como desenhos e pinturas.
A secretaria acrescenta que a realização das atividades cívicas contam com a participação de alunos, professores, profissionais de apoio e a comunidade, especialmente os pais ou responsáveis pelos estudantes.
Na Escola Municipal Henry Nestlé (São Benedito), por exemplo, a programação acontece nesta quinta-feira, dia 06, com atos cívicos programados para às 8 horas e 16h30min. Já na Escola Municipal Edméa Dulce de Barros Franco (Jardim Independência), as atividades foram programadas para às 8h30m desta quinta-feira.
RESENDE
O tradicional desfile cívico-militar acontecerá na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, a partir das 9 da manhã, tendo na abertura, a execução dos hinos Nacional e da Independência tocados pela Banda Sinfônica da Aman. Em seguida, o prefeito Diogo Balieiro Diniz e o comandante da Academia, general Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, passarão em revista a tropa, dando início ao desfile.
A Aman, com 560 militares, será a primeira a passar pela avenida. Na sequência, desfilarão o 37º Batalhão da Polícia Militar, o 23° Grupamento do Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Cruz Vermelha, o Grupo de Escoteiros do Médio Paraíba e o Lions Clube de Resende. A fanfarra da Associação Pestalozzi, acompanhada de um grupo de alunos da instituição, entra na Avenida logo depois.
Já as escolas municipais encerrarão a Parada Cívico-Militar desfilando na seguinte ordem: Escola Municipal Edouard Michelin e Santa Maria (acompanhados da fanfarra da Sociedade Pestalozzi); Surubi, Augusto de Carvalho (CIEP 489), Noel de Carvalho (acompanhados da fanfarra da escola Noel de Carvalho); Professor Carlinhos, Professor Oswaldo da Rocha Camões, Jardim das Acácias e Júlio Verne (acompanhados da fanfarra da escola Júlio Verne); Moacir Coelho da Silveira, Dr. Jorge Miguel Jayme (CIEP 347) e Getúlio Vargas (acompanhados da fanfarra do Colégio Getúlio Vargas).
VOLTA REDONDA
Em Volta Redonda, cerca de cinco mil pessoas devem participar do desfile cívico-militar. A programação inclui hasteamento das bandeiras, às 8 horas, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, sede da prefeitura. A solenidade conta com a participação da Banda Municipal, interpretando os hinos Nacional e da Independência, além das instituições militares e grupos de escoteiros.
O desfile, realizado em quatro fases, começa em seguida na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, também com a participação da Banda Municipal. A abertura do desfile fica a cargo dos ex-combatentes, com a presença do veterano da 2ª Guerra Mundial, o tenente Francisco Leal. Nesta primeira fase ainda estão as instituições militares, quatro grupos de escoteiros do município, além das secretarias de Ação Comunitária, com a participação da Fanfarra da Terceira Idade e Esporte e Lazer.
Na segunda fase do desfile, o destaque fica por conta da Secretaria Municipal de Educação (SME), que traz mais de duas mil pessoas. O projeto Volta Redonda Cidade da Música vai participar com 1330 crianças para acompanhar 800 alunos da Rede Municipal de Ensino. A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) comemora os 50 anos da instituição apresentando os colégios, programas e projetos.
O terceiro bloco é formado pelas escolas particulares e estaduais e o desfile encerra com clubes de ciclismo, motociclismo, automobilismo, antiguidades automotivas, além do Clube Hípico de Volta Redonda.
A população vai receber bandeirinhas alusivas ao 7 de Setembro para acompanhar a passagem das cerca de cem entidades pela Avenida Paulo de Frontin. E para garantir mais conforto, serão instalados três pontos de distribuição de água, o principal na Praça Sávio Gama e dois na Avenida Integração, que vai atender as pessoas que vão desfilar; banheiros químicos; e posto para atendimento médico. Além disso, o palanque das autoridades funcionará como ponto de encontro.