PORTO REAL
Segundo dados levantados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no município de Porto Real, no mês de julho, 237 novas pessoas foram admitidas. O número de desligados chegou a 157, gerando um saldo positivo de 83 novas pessoas empregadas no período relatado. Esses dados colocam Porto Real na 12ª posição no estado do Rio de Janeiro e na 1ª posição se comparado aos outros municípios da região das Agulhas Negras.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Vanessa Miranda, nos últimos três meses o número de empregos gerados atingiu o equivalente a 169 postos em abril e maio e 116 novos empregados em junho. “No último mês de julho conseguimos quase o triplo de pessoas empregadas se compararmos com o mês de janeiro deste ano. Estamos nos mobilizando junto às empresas da região, sempre buscando estreitar laços, aproximando o candidato das oportunidades oferecidas”, destacou.
O técnico de segurança do trabalho, Valdinei Pereira Januário, morador do bairro Jardim Real, estava desempregado há 8 meses e conquistou uma vaga após três entrevistas através do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Porto Real. “Eu fiz três entrevistas e tive oportunidade de optar pela empresa que mais se adequou às minhas necessidades. Acredito que a oportunidade existe sim, o que muita vezes falta é profissional qualificado. O segredo para concorrer ao mercado de trabalho é sempre estar atualizado dentro da área profissional pretendida”, considerou Valdinei.
Em Porto Real o Sine oferece os seguintes serviços: emissão de carteira de trabalho; entrada no Seguro-Desemprego e Intermediação de Mão de Obra (IMO). A documentação necessária para IMO é: RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para dar entrada no Seguro-Desemprego é necessário apresentar os originais: Requerimento; Termo de Rescisão; Termo de Quitação ou Homologação devidamente assinado e carimbado e as cópias de CTPS das páginas: foto, contracapa, contrato de trabalho e Anotações Gerais; o comprovante de saque do FGTS ou Extrato Analítico. Os documentos para emissão da 1ª via da CTPS são: RG; CPF; comprovante de residência com CEP; Certidão de Nascimento ou Casamento e Título de Eleitor (opcional). O agendamento pode ser feito pelo telefone 158, no site www.mte.gov.br ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Para o agendamento é necessário CPF, data de nascimento e telefone para contato.
SEGUNDA VIA CTPS
Já para a 2ª via da CTPS é necessário apresentar: RG; CPF; comprovante de residência com CEP; Certidão de Nascimento ou Casamento e Título de Eleitor (opcional); Boletim de Ocorrência Policial em caso de perda, roubo ou extravio; comprovação obrigatória por parte do interessado, do número da CTPS anterior, que pode ser feita por meio dos documentos: cópia da ficha de registro do empregado com carimbo do CNPJ da empresa; extrato do PIS/PASEP ou FGTS; Requerimento do Seguro-Desemprego (guia marrom); Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, homologado pelo MTE, Ministério Público, Defensoria Pública, Sindicato de Classe ou por um juiz de paz. Esse agendamento também pode ser feito pelo telefone 158, no site www.mte.gov.br ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. Também é necessário nesses casos apresentar: CPF, data de nascimento e telefone para contato.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda funciona de segunda a sexta das 8h às 17h, à Rua Estevam Domingos Pederassi, número 164, Centro. O telefone de contato é: (24) 3353-4042 ou (24) 3353-4911.