>
728x90 vacina (1)

MAN doa para Santa Casa de Resende equipamento para cirurgias por vídeo

Por Carlos Henrique
bnr am aniv barra mansa 970x150

RESENDE

Passando por um acentuado processo de revitalização e modernização, a Santa Casa de Misericórdia de Resende vem adquirindo novos equipamentos de ultima geração que vem permitindo ampliar a gama de atendimento à população. Esta semana, a unidade de saúde recebeu da empresa MAN Latin America, um novo equipamento que já está permitindo a realização de alguns tipos de cirurgia por meio de videolaparoscopia. A técnica, que permite que os procedimentos cirúrgicos sejam feitos por meio de pequenas incisões, torna as cirurgias bem menos invasivas e dolorosas, contribuindo substancialmente para a recuperação dos pacientes, além de diminuir também o tempo das internações e, consequentemente os custos gerados na unidade.

De acordo com a direção da instituição, com a chegada do equipamento, cirurgias específicas, como a retirada de vesícula, por exemplo, passarão a ser feitas por este equipamento, através da qual uma microcâmera de vídeo é introduzida no organismo do paciente, e passa a reproduzir imagens internas em uma tela de LED de alta definição, permitindo a atuação do cirurgião e de toda a equipe que atua no procedimento, sem a necessidade de cortes maiores e mais profundos para acessar o órgão operado.  “Este método, permite a realização de cirurgias minimamente invasivas e poderá ser utilizado, além das cirurgias de vesícula, em procedimentos de hérnias abdominal inguinal, umbilical, incisional e epigástrica; e baço (esplenectomia). Além de ser pouco invasivo, ele proporciona um retorno mais rápido dos pacientes às suas atividades”, disse o diretor médico da Santa Casa, Cleber Goulart, explicando que o equipamento é constituído por quatro centros de comando, pinças onde são instaladas as microcâmeras e tela de LED de alta definição.

Equipamento permite cirurgias por pequenas incisões, bem menos invasivas reduzindo o tempo das internações – Ascom Resende

Para o secretário municipal de saúde, Alexandre Vieira, o retorno das cirurgias por videolaparoscopia, que haviam sido interrompidas na Santa Casa há mais de seis anos, representa um ganho enorme para a instituição, além de uma conquista importante para os pacientes e para a equipe médica, que terá à sua disposição um equipamento moderno e eficiente para a realização dos procedimentos. “A chegada deste equipamento tem um significado muito especial para toda a rede municipal de saúde, pois permite que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados de forma moderna e pouco invasiva, como é a tendência da medicina atualmente. Além disso, é importante destacar que a realização das cirurgias por videolaparoscopia atende a um dos principais anseios dos nossos pacientes, que se sentem mais seguros com este tipo de procedimento, e também dos profissionais, que poderão executar seu trabalho com maior precisão e segurança”, disse Alexandre Vieira, acrescentando que o tempo médio de cirurgia através desta técnica é de 60 a 90 minutos.

EQUIPAMENTOS MODERNOS


Em abril deste ano, a Man Latin America já havia doado a Santa Casa uma mesa cirúrgica ortopédica radiotransparente, que permite a realização de cirurgias em geral, com conforto e segurança para o paciente e a equipe médica. Além da mesa, a empresa também doou para a instituição, instrumental cirúrgico e acessórios, como tração colo de fêmur e tração tíbia, que facilitam o acesso ao campo operatório, e um suporte ilíaco, utilizado para posicionamento e fixação do paciente, garantindo a estabilidade durante a intervenção cirúrgica. Também vem sendo adquiridos maquinários comprados com recursos da própria Santa Casa.

NOVA SANTA CASA

Desde o ano passado, quando começou as obras, já foram realizadas a troca de 500 metros quadrados de piso nos corredores; a revitalização da capela; a reforma dos banheiros onde são atendidos os pacientes do SUS; a troca da rede de esgoto; e a conclusão das obras de instalação da subestação de energia, cujo serviço estava paralisado no início do ano passado.

Além disso, a farmácia também foi ampliada e reformada; os consultórios ganharam novo mobiliário; a fachada recebeu tratamento especial.

Desde o ano passado, a Santa Casa vem passando por um processo de revitalização e modernização – Ascom Resende.

A segunda etapa de obras está concentrada na melhoria e ampliação da recepção e do ambulatório do SUS, na construção de novos banheiros e do Centro de Materiais Esterilizados (CME). A previsão é que as obras sejam concluídas até o final de outubro

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos