Servidores passam por treinamento sobre processos licitatórios em Barra Mansa

Capacitação busca reforçar planejamento, controle e segurança nos contratos públicos

Por Léo Rocha
whatsapp image 2026 03 02 at 16.39.24

BARRA MANSA

A Prefeitura de Barra Mansa iniciou, nesta segunda-feira,  2, um curso voltado aos processos licitatórios, com foco na aplicação da Lei 14.133/21. A formação reúne servidores de diferentes setores no auditório do Parque Natural de Saudade e segue até sexta-feira, 6. A proposta é padronizar procedimentos, aprimorar a elaboração de documentos técnicos e fortalecer a gestão e fiscalização de contratos, ampliando a eficiência e a transparência na administração municipal.

A formação aborda temas como planejamento das contratações, elaboração de documentos técnicos, padronização de procedimentos, gestão e fiscalização de contratos, assegurando mais eficiência, transparência e segurança jurídica às ações do município.
Entre os responsáveis por ministrar o primeiro dia de curso está o subsecretário de Gerenciamento de Projetos e Inovação, Marcus Barros. Segundo ele, a proposta vai além da teoria. “A ideia, por meio da Escola de Gestão Pública, é formar os servidores. Mais do que falar sobre um processo licitatório, queremos ensinar como tudo deve acontecer na prática, de forma correta, conforme prevê a atual legislação (Lei 14.133/21). Estamos trabalhando desde a elaboração eficaz do estudo técnico preliminar, do termo de referência e do projeto básico, até a padronização dos processos, gestão e fiscalização de contratos”, destacou.
Também participaram do primeiro dia de capacitação a subsecretária de Licitações e Compras da Prefeitura, Érika Ribeiro Barbosa, e o procurador do município, Hélio Roberto da Silva Francisco, que contribuíram com orientações técnicas e esclarecimentos sobre os aspectos legais e operacionais da legislação.
– A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal, através do nosso prefeito Luiz Furlani, com a qualificação contínua do quadro de servidores e com a modernização da gestão pública, garantindo que os recursos sejam aplicados com responsabilidade e eficiência, sempre em benefício da população – destacou o secretário municipal de Administração, Gabriel Resende.
Este foi o segundo curso promovido pela Escola de Gestão Pública desde seu lançamento, em dezembro de 2025. O primeiro teve como tema “Convivência Positiva no Serviço Público”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos