BARRA DO PIRAÍ
Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Centro viveram uma tarde de nostalgia e emoção na sexta-feira, dia 20. O grupo da terceira idade de Barra do Piraí visitou a exposição do Chaves, em cartaz no Via Parque Shopping, na capital fluminense.
A atividade integra o calendário socioeducativo voltado ao público idoso e faz parte do Passaporte Cultural, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Durante o passeio, os participantes revisitaram cenários, personagens e referências de um dos programas mais populares da televisão latino-americana, em uma experiência marcada pela memória afetiva.
Moradora do bairro Santo Antônio, Iracema Silva celebrou a oportunidade. “Eu gostei muito do passeio e gostaria que tivesse mais vezes para a gente passear mais com as nossas amigas aqui. Obrigado pelo passeio, gostei muito”, relatou.
A secretária municipal de Assistência Social, Marina Tinoco, destacou que ações como essa impactam diretamente na qualidade de vida dos idosos. “Esses momentos de convivência e acesso à cultura são fundamentais para fortalecer vínculos e promover bem-estar. É isso que buscamos com o SCFV”, afirmou.
A prefeita Katia MiKi reforçou o compromisso da gestão com a ampliação das políticas públicas para a pessoa idosa. “Nosso compromisso é garantir que os idosos de Barra do Piraí participem cada vez mais da vida cultural e social. Ver a alegria deles em atividades como essa mostra que estamos no caminho certo”, declarou.
A programação do Passaporte Cultural continua neste domingo, dia 22, quando outro grupo participará de um passeio para assistir ao espetáculo “Alegria”, na Quinta da Boa Vista. Segundo a secretária, a meta é ampliar o acesso frequente a experiências culturais que promovam convivência, inclusão e qualidade de vida.


