VOLTA REDONDA
O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), conhecido como Hospital do Retiro e administrado pela Prefeitura de Volta Redonda, promoveu na sexta-feira, dia 20, a formatura de 12 novos médicos especialistas. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), no bairro Aterrado, e reuniu coordenadores, diretores, profissionais de saúde e familiares dos formandos.
Os médicos concluíram os programas de residência nas áreas de Cirurgia Geral, Pediatria e Clínica Médica, após anos de formação intensiva, com atuação direta no atendimento à população da rede pública de saúde. A cerimônia foi marcada por homenagens, entrega de certificados e momentos de confraternização. Entre os formandos, o médico Matheus Peralva, que concluiu a residência em Clínica Médica, destacou o impacto do hospital em sua trajetória profissional. “Finalizar minha residência no Munir Rafful foi um momento muito especial. O hospital não me ensinou apenas a ser um médico melhor, mas também uma pessoa melhor. O ambiente acolhedor e a proximidade com chefes e professores fizeram toda a diferença na minha formação. Hoje, posso dizer que o Hospital do Retiro é uma família para mim”, afirmou.

Formatura reuniu 12 médicos no auditório do UGB – Addriana Cópio/PMVR
O pediatra Pedro Guedes também ressaltou o aprendizado adquirido durante o período de especialização. “Foi uma experiência inesquecível. Escolhi a Pediatria pelo prazer de atender crianças e suas famílias. No Munir Rafful, o fluxo de atendimento é muito grande, o que nos permite vivenciar diferentes casos e ampliar nosso aprendizado. Além disso, contamos com todo o suporte necessário para fortalecer nossa formação”, disse.
A diretora-geral do HMMR e secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, enfatizou a relevância da residência médica para o fortalecimento da saúde pública em Volta Redonda. “Este é um momento de grande orgulho para todos nós. A residência médica exige comprometimento, responsabilidade e sensibilidade. Celebramos hoje profissionais que estão preparados para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado à nossa população”, destacou.
O diretor-médico da unidade, o médico Rogério Almeida, lembrou o reconhecimento do programa de residência pelo Ministério da Educação (MEC) e a ampliação do número de vagas após a última avaliação. “Na última visita do MEC, nosso programa foi muito elogiado e conseguimos ampliar o número de vagas. Sempre buscamos oferecer uma residência com acompanhamento próximo, para que cada residente se sinta em casa. Participar da formatura é motivo de muita satisfação. Eu também fui residente aqui e, até hoje, continuo aprendendo no Hospital do Retiro”, afirmou.
O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Dr. Luciano Rodrigues Costa, ressaltou o simbolismo da conquista para os novos especialistas e para a sociedade. “Cada residente que hoje se forma carrega histórias de superação, aprendizado e compromisso com a vida. Foram anos de desafios intensos, incertezas e conquistas que moldaram não apenas médicos mais experientes, mas pessoas ainda mais sensíveis e preparadas para servir. Que esta formatura seja apenas o primeiro passo de uma trajetória brilhante, guiada pela ética, pelo amor ao próximo e pelo desejo incansável de transformar vidas”, declarou.




