ANGRA DOS REIS
Após dois anos retorna em Angra dos Reis o Calendário de Eventos. A cerimônia foi realizada na noite de quinta-feira, 19, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. O evento, realizado pela Secretaria Executiva de Comunicação e pela Secretaria de Cultura e Patrimonio, reuniu membros da sociedade civil, autoridades militares e representantes do trade turístico. Documento passa a ser política de Estado, fortalecendo cultura, turismo e economia durante todo o ano. Também foi anunciado que o calendário de 2027 será lançado já em novembro deste ano.
O prefeito Cláudio Ferreti, acompanhado da primeira-dama e secretária de Urbanização, Parques e Jardins, Beth Brito, destacou que o documento representa responsabilidade fiscal, organização e valorização das tradições culturais. Em sua fala, ressaltou o sucesso do Carnaval 2026, que resgatou o modelo tradicional da folia angrense. “O angrense voltou a viver a folia de antigamente, com desfiles de blocos, Barracão do Samba e programação descentralizada em nove pontos da cidade. Fizemos uma escolha estratégica ao não realizar shows na Praia do Anil, o que resultou em uma redução de 40% no orçamento da festa em comparação ao ano passado. Mostramos que é possível fazer mais, com responsabilidade e valorizando a nossa cultura”, afirmou.
A organização antecipada dos eventos é fundamental para fortalecer o setor produtivo e garantir previsibilidade ao mercado. Nesse sentido, o secretário de Articulação Governamental, Vitor Simões, destacou que o calendário é uma ferramenta estratégica para organização e divulgação. “Ele permite que o poder público, o trade turístico, produtores culturais e empreendedores se organizem com antecedência, ampliando a divulgação e fortalecendo cada evento”, pontuou.
A proposta também envolve integração entre diferentes áreas da administração, consolidando um trabalho conjunto. O secretário executivo de Comunicação, William Gama, ressaltou a transversalidade da proposta. “O calendário dialoga com Cultura, Esporte, Turismo e Comunicação. É uma construção coletiva, e cabe à Comunicação dar visibilidade e projeção a esses eventos, fortalecendo a imagem da cidade ao longo do ano”, ressaltou Gama.
De acordo com a secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, a iniciativa representa um desafio transformado em oportunidade para Angra. “É uma ferramenta essencial para o setor cultural e turístico. Organiza, fortalece e amplia oportunidades para artistas e produtores”, disse Marlene.
O Calendário Oficial de Eventos 2026 reúne atividades culturais, esportivas, religiosas e turísticas ao longo dos 12 meses, estruturando a agenda da cidade de maneira integrada e estratégica. Entre os principais destaques estão a Procissão Marítima (1º de janeiro), o Aniversário da Cidade (6 de janeiro), o Carnaval, a Festa do Divino Espírito Santo (22 a 24 de maio), o Arraiá da Cidade (31 de julho a 2 de agosto), a 16ª FITA – Festa Internacional de Teatro de Angra (22 de agosto a 7 de setembro), a 11ª Angra Expo (10 a 12 de setembro), a Festa de São Benedito (6 de abril), a Festa de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro) e o Réveillon (30 e 31 de dezembro, na Praia do Anil).
A programação contempla ainda dezenas de eventos distribuídos pelos bairros e distritos, fortalecendo a economia criativa, movimentando o turismo e consolidando Angra como destino atrativo durante todo o ano. O calendário completo pode ser acessado em https://angra.rj.gov.br/calendariodeeventos.
53 linhas