RESENDE
O Carnaval terminou, mas a celebração da cultura segue na cidade. A Casa Claudionor Rosa anunciou que irá distribuir gratuitamente clássicos da literatura nacional pelos Correios durante toda a Quaresma. A iniciativa teve início após o desfile do tradicional Rancho Carnavalesco Chuveiro de Prata, na terça-feira, no Centro Histórico da cidade.
A ação é um desdobramento da homenagem prestada pela agremiação ao título do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro e Berço do Samba. O enredo deste ano, de autoria do poeta Laís Amaral, celebrou a leitura e agora se transforma em um projeto concreto de incentivo à literatura.
“O Carnaval à Capital do Livro, com o samba autoral do Laís Amaral, deu o pontapé inicial. E vamos continuar pois é muito bom espalhar cultura”, afirmou o diretor da Casa Claudionor Rosa, João Sabóia.

Enredo sobre leitura virou ação concreta – Divulgação
Segundo ele, qualquer pessoa pode participar. Basta enviar um e-mail para [email protected] informando nome completo e endereço, ou indicar um amigo ou parente que também poderá receber gratuitamente um exemplar de obra clássica da literatura brasileira. O envio será feito pelos Correios, sem custos para o solicitante.
Tradição resgatada
A instituição também fez um balanço positivo do Carnaval 2026, que marcou a retomada de uma tradição centenária na cidade. O desfile do rancho carnavalesco, cuja história remonta à década de 1920, voltou a ocupar o Centro Histórico, reforçando o compromisso com a preservação cultural. “Foi uma grande alegria. Resgatamos a tradição do rancho carnavalesco, que desde 1920 encanta Resende, e colocamos o Centro Histórico como cenário de alegrias novamente”, destacou Sabóia.
De acordo com a organização, o resgate cultural e a valorização histórica fazem parte da missão do Ponto de Cultura e Memória, que busca ampliar o acesso à leitura e fortalecer a identidade local por meio de ações permanentes.