VOLTA REDONDA
A rápida atuação da Guarda Municipal de Volta Redonda resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de agredir a companheira na manhã de segunda-feira, dia 16. A ocorrência teve início por volta das 7h20min, após a vítima dar entrada na UPA do bairro Santo Agostinho com lesões pelo corpo.
A ação contou com a participação de agentes da Patrulha Maria da Penha, serviço vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Segundo relato da mulher, ela teria sido agredida pelo companheiro, o que motivou diligências imediatas para localizar o suspeito.

Agentes encontraram um facão e pino plástico utilizado para embalar entorpecente – Divulgação SEMOP
Durante o deslocamento, os guardas visualizaram o homem em um posto de combustíveis no bairro Dom Bosco, dentro de um Fiat Idea preto. Ele foi abordado e apresentava comportamento agitado. No interior do veículo, os agentes encontraram um facão, um pino plástico aparentemente utilizado para acondicionamento de entorpecente e marcas de sangue na parte interna e externa do automóvel.
O suspeito foi conduzido à Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher de Volta Redonda, onde foi autuado em flagrante por violência doméstica com base na Lei Maria da Penha. Ele permanece à disposição da Justiça. O veículo foi apreendido para perícia.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da resposta rápida. “Nossa prioridade é proteger e salvar vidas. Parabéns aos nossos agentes pela atuação rápida, que garantiu o acolhimento à vítima e uma resposta firme contra o agressor. Dessa forma, combatemos não só a violência, mas também a sensação de impunidade”, afirmou.
Rede de proteção
Além da Patrulha Maria da Penha, o município conta com o Projeto Violeta, iniciativa do Poder Judiciário com apoio da prefeitura, que garante a análise de pedidos de medida protetiva em até quatro horas após o registro na delegacia.
Outro recurso disponibilizado pela Semop é o “botão de pedido de ajuda”, dispositivo interligado ao Centro Integrado de Operacoes de Seguranca Publica de Volta Redonda (Ciosp). A ferramenta permite que mulheres vítimas de violência acionem as forças de segurança por meio do celular, com georreferenciamento em tempo real para envio da viatura mais próxima.
Denúncias
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelos telefones: 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil)