ESTADO
O Governo do Estado programou uma série de ações na segurança pública para o Carnaval deste ano. Como parte do planejamento, a Polícia Militar anunciou o reforço do efetivo do Grupamento de Policiamento em Multidão (GPM) para atuar durante os megablocos que desfilam pela capital. Desde janeiro, o GPM já vem realizando a segurança nos desfiles que reúnem grande público.
“Entendemos que tudo o que pudermos fazer para garantir a integridade do folião durante este Carnaval será feito. Investimos em tecnologia e a colocamos à disposição nos diversos eventos. Para a folia, planejamos o suporte de policiais especializados em ocorrências com grandes multidões. São agentes preparados e qualificados”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Os militares são facilmente identificados: todos usam uniformes especializados e capacetes brancos. Durante os desfiles dos megablocos, os agentes fazem patrulhamento em meio à multidão. “A presença dos agentes nos megablocos, principalmente com um grupamento preparado para agir em caso de necessidade, traz mais segurança ao cidadão que quer aproveitar, de maneira respeitosa, os dias de folia. É um trabalho que já vem dando certo e gerando resultados positivos para a segurança pública”, disse o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.
A expectativa é de público superior a 6 milhões de foliões na capital durante os dias de Carnaval. Até a Quarta-feira de Cinzas (18/02), 238 blocos de rua devem desfilar pela cidade. A estimativa de público é de quase 1,5 milhão de pessoas nos desfiles dos megablocos.
Mais de 12 mil PMs nas ruas
A Polícia Militar preparou um esquema especial para os dias de folia em todo o estado. Ao todo, um efetivo de 12.550 policiais vai garantir a segurança da população.
Durante os eventos de megablocos e nos desfiles no Sambódromo, a PM vai utilizar torres de observação, que possuem visão elevada para identificar brigas, tumultos e focos de criminalidade, contribuindo para dar mais agilidade à resposta das equipes em terra. A PM também realiza patrulhamento com motos.