AGULHAS NEGRAS
Moradores da Região das Agulhas Negras e de duas cidades do Sul de Minas contam com 90% de desconto na entrada do Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro parque nacional do Brasil. Com o benefício, o ingresso custa apenas R$ 5, tornando o acesso à unidade de conservação mais democrático para quem vive no entorno.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) têm direito ao desconto moradores de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis, que formam a Região das Agulhas Negras, no interior do Estado do Rio de Janeiro, além de Itamonte e Bocaina de Minas, no Estado de Minas Gerias. A iniciativa fortalece o turismo regional, estimula o lazer ao ar livre e amplia o vínculo da comunidade com o parque.

Na parte baixa do parque, moradores podem curtir várias cachoeiras, como a Cachoeira Acessível do Camapuã – Cyntia Freitas
Para garantir o desconto, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado e documento oficial com foto na bilheteria. O comprovante em nome do titular também é válido para cônjuge e filhos menores de 18 anos. Já menores de idade podem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de endereço em seu próprio nome ou no nome de um dos pais.
A administração do parque ressalta que o valor do estacionamento não está incluído no desconto da entrada.
Com trilhas, cachoeiras, picos como o das Agulhas Negras e rica biodiversidade da Mata Atlântica, o Parque Nacional do Itatiaia se consolida como opção de lazer acessível para moradores da região, especialmente nos fins de semana e feriados.
PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA
O Parque Nacional do Itatiaia é o primeiro parque do tipo do Brasil, criado em 14 de junho de 1937. Situado na Serra da Mantiqueira, a unidade abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro, e Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais. Apresenta um relevo caracterizado por montanhas e elevações rochosas, com altitude variando de 600m a 2.791m, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como parte alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde há nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais. A parte baixa se caracteriza principalmente por sua vegetação exuberante e generosos.