ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis entregou, nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, a revitalização de mais uma unidade de ensino para o início do ano letivo de 2026. A Escola Municipal Cecília Mara Edileus Vieira, no Grataú, passou por ampla intervenção estrutural, que incluiu a reforma de três salas de aula, climatização de todos os ambientes, pintura completa, implantação de novo telhado, troca de piso e novo pastilhamento das paredes.
Também foram construídos novos espaços, como duas salas de aula, refeitório, cozinha, sala de leitura e Ambiente de Desenvolvimento e Integração (ADI) (parquinho). Com as melhorias, a escola passa a contar com cinco salas de aula, ampliando sua capacidade em 120 vagas, totalizando 240. Atualmente, a unidade atende 191 estudantes, da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental.
— Estamos garantindo um espaço mais digno, confortável e adequado para que os alunos aprendam melhor e os profissionais trabalhem com qualidade. Queremos que a educação de Angra seja referência não só na Costa Verde, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro — afirmou o prefeito Cláudio Ferreti durante a cerimônia.
Para os alunos, as melhorias já estão sendo percebidas, como relata Luís Fernando da Silva, do 4º ano.
— A escola ficou muito mais bonita, estou amando estudar aqui. Vou ao parquinho todos os dias e agora a sala de aula está sempre fresquinha. Está muito melhor para estudar — contou o estudante.
Para o secretário de Educação, Paulo Fortunato, a melhoria da infraestrutura escolar tem reflexo direto na aprendizagem dos alunos.
— Mais do que uma obra, essa intervenção qualifica o ambiente pedagógico. Ampliamos vagas, criamos espaços adequados para leitura, convivência e desenvolvimento das atividades escolares e oferecemos mais conforto para alunos e professores. Uma escola bem estruturada favorece o ensino e contribui para melhores resultados educacionais — destacou o secretário.
Além do prefeito e do secretário de Educação, a solenidade contou ainda com a presença de vereadores, servidores da Secretaria de Educação e outros integrantes da comunidade escolar.