ANGRA DOS REIS
A Prefeitura de Angra dos Reis entregou, na segunda-feira, 9 de fevereiro, a nova quadra poliesportiva do Centro Educacional em Tempo Integral (CETI) Escola Municipal de Educação Empreendedora Frei João Moreira, na Enseada. O espaço coberto agora faz parte da rotina dos estudantes da unidade, que funciona em tempo integral, das 8h às 15h.
A quadra conta com arquibancada, cobertura em aço galvanizado, refletores de LED e rampas de acessibilidade nos dois acessos, garantindo segurança e inclusão para toda a comunidade escolar.
— A nova quadra garante um espaço adequado para a prática esportiva e para atividades pedagógicas, incentivando saúde, disciplina e integração entre os alunos. É um investimento que fortalece o aprendizado também fora da sala de aula e melhora a qualidade da rotina escolar das nossas crianças — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
Além da construção do equipamento esportivo, a escola recebeu pintura completa e pastilhamento em suas dependências. Totalmente climatizada, a unidade atende atualmente 235 alunos, distribuídos em nove turmas, da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental.
— Agora a gente pode jogar futebol e fazer educação física na escola todos os dias. A quadra ficou muito bonita e eu e meus amigos ficamos ainda mais animados para vir estudar — comemorou a aluna Yasmim Oliveira, do 5º ano.
Sobre a unidade
A escola oferece educação empreendedora em tempo integral por meio dos projetos Escola Vocacional Jovem Empreendedor e Empreendedor Mirim, desenvolvidos em parceria com o Sebrae dentro do programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A iniciativa busca estimular criatividade, pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas.
A unidade conta com salas temáticas voltadas ao aprendizado prático, como laboratório de ciências, laboratório tecnológico e sala maker, incentivando inovação, trabalho em equipe, liderança e autonomia dos estudantes. A matriz curricular também inclui educação financeira e educação ambiental, promovendo formação integral e estimulando a consciência cidadã desde a infância.
— A Frei João Moreira é um exemplo do nosso modelo de ensino integral. Além da estrutura física, trabalhamos competências como autonomia, criatividade e empreendedorismo, preparando os alunos para a vida — afirmou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.